Antigo aluno da FCT-UNL preside à nova Autoridade Europeia dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma

23-02-2011


O português Gabriel Bernardino, Licenciado em Matemática e Mestre em Estatística e Optimização pela FCT-UNL pela FCT-UNL, quadro dirigente do Instituto de Seguros de Portugal, foi eleito como primeiro presidente da nova Autoridade Europeia dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma e foi recentemente confirmado pelo Parlamento Europeu nessas funções.


A eleição foi efectuada pelas Autoridades de Supervisão de seguros e fundos de pensões dos Estados-Membros da União Europeia (UE) depois de um processo de selecção conduzido pela Comissão Europeia.

Gabriel Bernardino é actualmente director-geral da Direcção de Desenvolvimento e Relações Institucionais do Instituto de Seguros de Portugal.

Depois de uma longa carreira na regulação e supervisão do sector segurador e de fundos de pensões em Portugal, onde exerceu diversas funções de coordenação e direcção, Gabriel Bernardino assumiu também, desde Outubro de 2009, a presidência do Comité Europeu dos Supervisores de Seguros e Pensões Complementares de Reforma (CEIOPS), entidade que precedeu a EIOPA.

O presidente da Autoridade Europeia dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma (EIOPA em inglês) tem um mandato de cinco anos e é um representante independente que preside às reuniões do Conselho de Supervisores da organização, bem como do respectivo Conselho de Administração.

Compete-lhe representar a autoridade europeia de supervisão junto do Conselho Europeu, da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu.