Programa Carnegie Mellon Portugal: Candidaturas Abertas para o Programa de Intercâmbio de Professores

30-05-2011

O Programa Carnegie Mellon Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), tem em curso uma iniciativa pioneira – o Faculty Exchange Program - que oferece uma exposição prolongada às melhores práticas de investigação e de ensino a nível mundial, na Carnegie Mellon University, e permite inserir os investigadores das universidades portuguesas nas redes globais do conhecimento.

Até ao momento, 28 docentes de diferentes universidades portuguesas - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Católica Lisbon Business & Economics, Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Faculdade de Engenharia e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Universidade do Minho, Universidade de Aveiro, e Universidade da Madeira – já atravessaram o Atlântico e usufruiram de uma estadia financiada na Carnegie Mellon University (CMU) para investigar, leccionar e preparar novos projectos de colaboração entre várias instituições e empresas em Portugal e nos Estados Unidos.

Mais informações disponíveis em http://www.cmuportugal.org/tiercontent.aspx?id=1970.

O Programa Carnegie Mellon Portugal
A missão do Programa Carnegie Mellon Portugal é colocar Portugal na vanguarda da inovação em áreas focadas de tecnologias de informação e comunicação, através da investigação de ponta, da excelência na formação pós-graduada e de uma ligação muito próxima com a indústria portuguesa. O Programa, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, resulta de uma colaboração entre o governo português e a universidade norte-americana de Carnegie Mellon na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), iniciada em Outubro de 2006. Esta parceria internacional abrange mais de 220 estudantes de Mestrado e de Doutoramento de grau dual, compreende 22 projectos de investigação, seleccionados por via competitiva, e tem mais de 80 empresas parceiras. O Programa impulsionou a criação do Instituto de Tecnologias Interactivas da Madeira (Madeira ITI) e de quatro start-ups: Dognaedis, Geolink, Feedzai e Mambu. [ www.cmuportugal.org]