Sistema de Administração do Recurso do Litoral (SIARL) - Programa Finisterra

21-11-2011

Sistema de Administração do Recurso do Litoral (SIARL) - Programa Finisterra

"Fomentar o conhecimento sobre o território; Sistematizar e disponibilizar informação; Racionalizar e evitar redundâncias;  Favorecer a articulação e interacção entre organismos e utilizadores; Melhorar a eficiência e capacidade de resposta. "

Trata-se de uma ferramenta iteractiva suportada em informação geográfica georeferenciada, que permite uma visão global e local, que promove uma acção integrada dos organismos de gestão e que favorece a permanente actualização do conhecimento sobre o litoral.

Este wokshop para além de apresntar o SIARL pretende recolher as primeiras impressões de potenciais interessados, sejam utilizadores, sejam futuros colaboradores no desenvolvimento da base de dados geográfica.

 

 Potenciais interessados:

Desenvolvido com a colaboração do DCEA - Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente,  o SIARL poderá interessar a todos os profissionais e estudantes (investigadores, docentes, técnicos, alunos, entre outros) que atem a zona costeira como objecto de estudo ou trabalho.

 

1. Os principais aspectos inovadores deste sistema de informação, são:

- Baseia-se numa solução amigável para o utilizador, permitindo que qualquer interessado em questões costeiras possa manipular e comparar informação geográfica sem recurso a software ou conhecimento específico em tecnologia SIG.

- Permite uma navegação mais intuitiva na informação e a interacção entre diferentes disciplinas do conhecimento, pois usa o território como base para carregamento e sistematização dos dados;

- Fomenta a interoperabilidade de informação em tempo real, o que introduz maior qualidade e eficácia na resposta a temas que dependam da intervenção/articulação de diversas entidades ou stakeholders;

- Incentiva o desenvolvimento de serviços geográficos e acede a todos os serviços que respeitem as normas de OGC (Open Geospatial Consortium);

- Recorre a software livre com código aberto, o que introduz maior independência e controle da informação, maior interoperabilidade dos dados, pode facilmente evoluir para apoiar outras áreas, sejam geográficas sejam temáticas, ser replicado ou ampliado sem grandes custos e tem potencialidades para introduzir valias económicas e financeiras não descuráveis.

 

2. Os principais objectivos do sistema são: Incrementar o conhecimento sobre o território; Sistematizar e disponibilizar informação; Racionalizar e evitar redundância; Favorecer a articulação e interacção entre organismos e utilizadores; Melhorar a eficiência e capacidade de resposta.

 

3. Lugares comuns de quem lida com zonas baixas e costeiras:

- Insuficiente conhecimento sobre zonas de risco

- Insuficiente controlo sobre usos e ocupação do solo

- Falta de articulação entre organismos e actores

- Tendência para se agir reactivamente e não por antecipação

- Insuficiente informação e, quando existe, frequentemente de difícil acesso

- Falta de informação validada e comparável

 

 

Convidamos a estar presente no workshop de apresentação do SIARL no dia 14 de Dezembro pelas 14:30h no auditório da Biblioteca da FCT – UNL.

Informações: José Carlos Ferreira, jcrf@fct.unl.pt

Informações e confirmação da presença: Paulo Raposeiro, praposeiro@fct.unl.pt    tel. 212949691 (ext. 10174)