Licenciatura em Engenharia Geológica

Education

Licenciatura em Engenharia Geológica

A Licenciatura em Engenharia Geológica (LEG) entrou em funcionamento no ano letivo de 2006/07 na versão pós Bolonha. A LEG é um ciclo de estudos de 3 anos, seis semestres, a que correspondem 180 ECTS. Está acreditada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) pelo período máximo de 6 anos (última avaliação em 2017) e recebeu a Marca de Qualidade EUR-ACE®, atribuída pelo Sistema de Acreditação da Ordem dos Engenheiros, também por 6 anos (2017-2023).

Objectives

A Engenharia Geológica é uma especialidade de Engenharia que aplica princípios, conceitos e técnicas das Ciências Geológicas na resolução de problemas de engenharia que envolvem a Terra e o seu funcionamento como um sistema geodinâmico.

As Ciências e Engenharias da Terra são consideradas em muitos dos países mais desenvolvidos do mundo domínios principais do conhecimento e fundamentais para o desenvolvimento da Sociedade e do bem-estar do Homem. Matérias-primas, água, energia (petróleo, carvão, gás natural, geotermia), construção civil e obras públicas são indispensáveis para a sociedade atual. A procura e exploração dos recursos naturais, as questões associadas a um adequado planeamento regional e urbano e à resolução e mitigação de problemas ambientais deles decorrentes, são algumas das atividades essenciais do Engenheiro Geólogo.

A Licenciatura em Engenharia Geológica da NOVA School of Science and Technology |FCT NOVA, tem por objetivo preparar licenciados com sólida formação de base nas áreas das Geociências e das Ciências de Engenharia que, com o domínio de matérias da Matemática, Física, Química, Computação e Informática, possam estar aptos a trabalhar em variados domínios de carácter aplicado e tecnológico.

Curriculum

Career opportunities

As principais áreas de intervenção dos futuros licenciados em Engenharia Geológica estão relacionadas com a pesquisa e a exploração de recursos naturais, a construção civil e obras públicas, a mitigação de problemas ambientais, a sustentabilidade e o ordenamento do território. Esta área de formação abrange campos de atuação e/ou de especialização que estabelecem ligação, não só entre outras especialidades de engenharia (civil, de minas e do ambiente), como entre a engenharia e a geologia.

A Licenciatura em Engenharia Geológica da FCT NOVA fornece assim uma formação abrangente que permite o acesso a diversas áreas de especialidade, a desenvolver mais aprofundadamente no segundo ciclo (Mestrado em Engenharia Geológica), com saídas profissionais (entre outras) para:

  • Prospeção e exploração de matérias-primas minerais (georrecursos):
    • Minerais metálicos e não metálicos
    • Rochas ornamentais e industriais para a construção e obras de engenharia
  • Prospeção e exploração de águas subterrâneas
  • Prospeção e exploração de petróleo e gás natural
  • Cartografia geológica e geotécnica
  • Construção civil e obras públicas
  • Engenharia geoambiental
  • Planeamento regional e urbano
  • Gestão e valorização de resíduos
  • Avaliação, caracterização e mitigação de riscos geológicos e antropogénicos

Propinas 2021/2022

Estudantes nacionais: 697 Euros/anual

Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual
 
(Os estudantes de países da CPLP poderão candidatar-se a uma redução de até 50% da propina, mediante a avaliação das seguintes condições:

a) 1.º Inscrição: os estudantes devem evidenciar através dos seus certificados académicos que o seu desempenho escolar se situa no primeiro quartil da escala de avaliação utilizada no sistema do seu país ou escola de origem;
b) Inscrições posteriores (independentemente do ano de ingresso): exclusivamente por mérito escolar, isto é, aprovação em todas as UC em que o estudante se inscreveu no ano anterior, perfazendo 60 ECTS em cada ano.)

    Applications

    Entrance requirements for the 2021/2022 academic year

    Vacancies for 2021/2022:

    25 (a confirmar)

    Specific exams:

    Um dos seguintes conjuntos:

    02 Biologia e Geologia + 19 Matemática A ou

    07 Física e Química  + 19 Matemática A ou

    Minimum grade of the specific(s) exam(s): 95

    Minimum grade of the application: 95

    Admission formula:

    60% da classificação final do Secundário
    40% da classificação final na(s) prova(s) específica(s)

    Course coordinator:

    Professor Paulo Caetano

    leg.coordenador@fct.unl.pt

    Registration and Accreditation

    DGES

    Registration number R/A-Ef 3088/2011 on 18/03/2011

    A3ES

    Publication date of the accreditation decision: 02/01/2017

    Period of validity of the accreditation:
    6 years from 31/07/2016

    About the Departamento de Ciências da Terra

    O Departamento de Ciências da Terra (DCT) da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, cujo regulamento foi revisto (DR 99, 2.º série de 23 de Maio de 2011), constitui unidade de ensino graduado e pós-graduado e de investigação, nos domínios da Ciência e Engenharia Geológica e nos destes afins ou interdisciplinares. Cabe-lhe promover o desenvolvimento científico e tecnológico, a prestação de serviços, atividades de extensão universitária e desenvolvimento de atividades de divulgação.

    More info