Licenciatura em Engenharia Geológica

Ensino

Licenciatura em Engenharia Geológica

Entrou em funcionamento no ano lectivo de 2006/2007. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 180 (3 anos).

Curso reconhecido pela Ordem dos Engenheiros e pela FEANI (Federação Europeia de Associações Nacionais de Engenharia) para atribuição do título EUR ING (Engenheiro Europeu).

Objetivos

A Engenharia Geológica é uma especialidade de Engenharia que aplica princípios, conceitos e técnicas das Ciências Geológicas na resolução de problemas de engenharia que envolvem a Terra e o seu funcionamento como um sistema geodinâmico.

As Ciências e Engenharias da Terra são consideradas como dos domínios principais do conhecimento em muitos dos países mais desenvolvidos do mundo. São básicas para o desenvolvimento da Sociedade e do bem-estar do Homem. Materiais naturais, água, energia (petróleo, carvão, gás natural, geotermia), construção civil e obras públicas são essenciais e indispensáveis para a sociedade actual. A procura e exploração dos recursos naturais, as questões associadas a adequado planeamento regional e urbano e à resolução de problemas ambientais deles decorrentes, são algumas das actividades essenciais do Engenheiro Geólogo.

A Licenciatura em Engenharia Geológica da Universidade Nova de Lisboa (LEG), tem por objectivo preparar licenciados com sólida formação de base nas áreas das Geociências e das Ciências de Engenharia que, com o domínio de matérias da Matemática, Física, Química, Computação e Informática, possam estar aptos a trabalhar em variados domínios de carácter aplicado e tecnológico.

Os objectivos a atingir estão de acordo com os pressupostos dos descritores de Dublin. A carga horária lectiva tem a média de 23 horas semanais. Numerosas disciplinas recorrem a ensino apoiado no sistema de “blended-learning” através do programa Moodle. Este programa permite desenvolver uma interface directa com cada aluno, lançar questões, debater assuntos ou apresentar testes de avaliação.

Plano curricular

Saídas profissionais

As grandes áreas de intervenção dos futuros licenciados em Engenharia Geológica estão relacionadas com a construção civil e obras públicas e a pesquisa e exploração de recursos naturais. Abrange campos de actuação e/ou de especialização, que estabelecem ligação não só entre outras especialidades de engenharia (civil, de minas e do ambiente), como entre a engenharia e a geologia.

A Licenciatura em Engenharia Geológica da FCT NOVA (1º ciclo) fornece assim uma formação abrangente que permite o acesso a áreas de especialidade a desenvolver no segundo ciclo, com saídas profissionais (entre outras) para:

  • Cartografia geológica e geotécnica
  • Construção civil e obras de engenharia
  • Engenharia geoambiental
  • Exploração de georrecursos
  • Prospeção e exploração de matérias primas minerais (georrecursos):
    • Águas subterrâneas
    • Minérios e rochas ornamentais
    • Inertes para a indústria da construção
  • Prospeção e exploração de petróleos
  • Planeamento regional e urbano
  • Valorização de resíduos
  • Avaliação e caracterização de riscos geológicos.

Candidaturas

Condições de acesso para o ano letivo de 2017/2018

Vagas para 2017/2018 :

20 (a confirmar)

Provas específicas:

Um dos seguintes conjuntos:

02 Biologia e Geologia + 19 Matemática A ou

07 Física e Química  + 19 Matemática A ou

Classificação mínima na(s) prova(s) específica(s): 95

Classificação mínima na candidatura: 95

Fórmula de ingresso:

60% da classificação final do Secundário
40% da classificação final na(s) prova(s) específica(s)

Coordenador do curso:

Professor Joaquim Simão

leg.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Ef 3088/2011 em 18/03/2011

A3ES

Acreditação em 02/01/2017, por 6 anos

Vídeo de apresentação

Sobre o Departamento de Ciências da Terra

Departamento de Ciências da Terra (DCT) da FCT NOVA, cujo regulamento foi recentemente revisto (DR 99, 2º série de 23 de Maio de 2011), constitui unidade  de ensino graduado e pós-graduado e de investigação, nos domínios da Ciência e Engenharia Geológica e nos destes afins ou interdisciplinares. Cabe-lhe, promover o desenvolvimento científico e tecnológico, a prestação de serviços, actividades de extensão universitária, e desenvolvimento de actividades de divulgação.

Saber mais