Ensino

Licenciatura em Engenharia Química e Biológica

A Licenciatura em Engenharia Química e Biológica (LEQB), resultante da desintegração do Mestrado Integrado em Engenharia Química e Bioquímica com longa tradição na FCT NOVA, e acreditada pela A3ES em 2020, entrará em funcionamento no ano letivo 2021/22.  Tem uma duração de 3 anos, com um número mínimo de 180 ECTS para obtenção do grau.

Objetivos

A LEQB conjuga simultaneamente uma sólida formação em Engenharia Química e Engenharia Biológica conferindo-lhe um caracter diferenciador e abrangente, permitindo aos seus licenciados uma fácil integração em vários sectores de atividade industrial e de serviços.
Para além de proporcionar uma excelente preparação em ciências fundamentais, a formação híbrida e integrada em processos químicos e biológicos da LEQB será muito vantajosa para dar resposta aos enormes desafios da transição tecnológica para uma economia sustentável. A existência de um projeto integrador e a realização de estágios de curta duração em ambiente empresarial, facilitam a integração no mercado do trabalho a nível nacional e internacional.
Os licenciados em EQB podem ainda complementar a sua formação ingressando diretamente no mestrado em EQB ou afins, a nível nacional ou no espaço da União Europeia.

Saídas profissionais

A transição para uma economia sustentável motiva uma implementação industrial crescente de processos biotecnológicos. Neste contexto, a LEQB proporciona uma formação abrangente nas áreas de Engenharia Química e de Engenharia Biológica, garantindo elevada empregabilidade nos mais variados sectores:

  • Indústrias do Sector Químico e de Biotecnologia (petroquímica e refinação de petróleo, processamento de gás natural, cimentos, pasta de celulose e de papel, farmacêutica e química fina, alimentar e novos materiais).
  • Controlo de qualidade.
  • Ambiente.
  • Serviços Públicos e Empresas de Serviços.
  • Laboratórios de Engenharia e de Investigação em Empresas.

 

O futuro da indústria Química e da Biotecnologia depende da aposta na inovação e qualificação dos recursos humanos.

Vem fazer parte deste desafio!

Candidaturas

Condições de acesso para o ano letivo de 2021/2022

Vagas para 2021/2022:

 

Provas específicas:

07 Física e Química +  19 Matemática A

Classificação mínima na(s) prova(s) específica(s): 95

Classificação mínima na candidatura: 95

Fórmula de ingresso:

60% da classificação final do Secundário
40% da classificação final na(s) prova(s) específica(s)

Coordenadora do curso:

Professora Isabel Coelhoso

mieqbq.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Cr50/2021 em 11/02/2021

A3ES

Acreditação em 31/07/2020, por 6 anos

Sobre o Departamento de Química

O Departamento de Química (DQ) constitui uma unidade de ensino e de investigação da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, vocacionada para a qualidade do ensino, o progresso da investigação e a prestação de serviços especializados à comunidade nas áreas fundamentais da Química, Engenharia Química e Bioquímica e Biofísica. O DQ, criado em 1981, tem reconhecida implementação no mercado de ensino e de trabalho, em particular devido à então novidade e especificidade introduzida pela Licenciatura em Química Aplicada, com o qual se iniciou o ensino da Química na Faculdade.

Saber mais