Licenciatura em Engenharia Física

Ensino

Licenciatura em Engenharia Física

A Licenciatura em Engenharia Física é um curso do 1.º ciclo de 3 anos (6 semestres) e exige um mínimo de 180 ECTS para conclusão.

O Engenheiro Físico é um profissional que atua no domínio da Física e da Engenharia, particularmente nas áreas da física moderna e de grande impacto tecnológico. Detentor de um conhecimento consolidado em ciências básicas, a sua formação sólida em engenharia e nas áreas mais recentes da Física aplicada permite-lhe transformar a ciência em tecnologia, contribuindo para a inovação tecnológica no tecido empresarial.

Objetivos

Esta licenciatura visa uma formação de base sólida nas áreas da Física e da Engenharia que permite a progressão de estudos para o Mestrado ou atividade profissional que não exija competências de um 2.º ciclo.

As áreas de estudo incluem expansão dos conhecimentos de Física aprendidos nos Estudos Secundários e introdução às Físicas modernas como Mecânica Quântica, Física Atómica e Molecular e Física Nuclear entre outras. No campo das Engenharias os alunos têm contacto com matérias de Engenharia Física, Eletrónica, Informática e Mecânica ficando com uma base alargada e multidisciplinar característica do Engenheiro Físico.

No 3.º ano os alunos têm um estágio em ambiente empresarial ou de investigação dentro do Perfil Curricular da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa.

Plano curricular

Saídas profissionais

A Licenciatura em Engenharia Física fornece uma formação que permite a continuação dos estudos para um 2.º ciclo na mesma área ou afins.

Sendo a Licenciatura em Engenharia Física um curso novo que resulta da desintegração do Mestrado Integrado em Engenharia Física ainda não tem dados sobre saídas profissionais mais frequentes, mas perspetiva-se que sejam semelhantes às dos alunos que completam os dois ciclos em funções que as competências do 2.º ciclo não sejam necessárias.

Os alunos graduados em Engenharia Física que completam os dois ciclos não têm dificuldade em encontrar emprego sendo as áreas mais comuns as de

  • I&D em meio académico e empresarial
  • Física médica
  • Instrumentação
  • Técnicas analíticas
  • Aero-espacial
  • Energia
  • Consultoria

Propinas 2024/2025

Estudantes nacionais: 697 Euros/anual

Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual
 

Candidaturas

Condições de acesso para o ano letivo de 2024/2025

Vagas para 2024/2025:

25

Provas específicas:

07 Física e Química + 19 Matemática A

Classificação mínima na(s) prova(s) específica(s): 95

Classificação mínima na candidatura: 95

Fórmula de ingresso:

60% da classificação final do Secundário
40% da classificação final na(s) prova(s) específica(s)

Nota do último colocado em 2023/2024 (contingente geral do CNA): 174,4

Média dos colocados em 2023/2024 (contingente geral do CNA): 179,4

Coordenador do curso:

Professor André Wemans

lef.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Cr 131/2021 em 17/05/2021

A3ES

Data de publicação da decisão de acreditação: 08/04/2021

Validade da acreditação:
6 anos contados a partir de 31/07/2020

Sobre o Departamento de Física

O Departamento de Física (DF), formalmente criado em 1986, foi pioneiro em Portugal no ensino da Engenharia Física. Actualmente, o DF desenvolve as suas actividades de ensino (1º, 2º e 3º ciclos), de investigação fundamental e aplicada e de desenvolvimento tecnológico nos domínios da Física, da Engenharia Física e da Engenharia Biomédica. Está ainda vocacionado para a prestação de serviços e para a divulgação científica nestes domínios.

A atividade científica do DF desenvolve-se essencialmente em duas Unidades de Investigação, o LIBPhys-UNL e o CEFITEC. A investigação abrange diversas áreas, tais como física atómica e molecular, física nuclear e dos plasmas, física das superfícies e interfaces, tecnologia laser e de vácuo, instrumentação, técnicas analíticas aplicadas à saúde e património cultural, instrumentação médica, imagem médica, aprendizagem automática, biossinais e engenharia de tecidos.

Saber mais