Transforma ciência em soluções tecnológicas.
A Licenciatura em Engenharia Física forma profissionais com elevada competência para atuar na interface entre Física e Engenharia, com ênfase em áreas de grande impacto tecnológico e na física moderna.
Com uma sólida base em ciências fundamentais, o curso oferece uma formação multidisciplinar que habilita os estudantes a transformar ciência em tecnologia, promovendo a inovação e contribuindo para o avanço tecnológico em vários setores da sociedade.
Candidaturas 2026/27
Vagas: Informação disponível em breve
Provas específicas:
07 Física e Química + 19 Matemática A
Consulte aqui as condições de ingresso
Coordenador do curso:
André WemansEste programa de três anos (180 ECTS) prepara os alunos para desafios diversificados, combinando conhecimentos avançados em Física — incluindo áreas como Mecânica Quântica, Física Atómica e Física Nuclear — com competências práticas em Engenharia, Eletrónica, Informática e Mecânica.
Fórmula de ingresso:
50% da classificação final do Secundário
50% da classificação final na(s) prova(s) específica(s)
Classificação mínima especifica: 95
Classificação mínima candidatura: 95
Nota do último colocado em 2025/2026: 170,8
Média dos colocados em 2025/2026: 175,5
Valor da Propina - Estudantes nacionais: 697€ / ano
Valor da Propina - Estudantes internacionais: 7.000€ / ano
A3ES - Data de publicação da decisão de acreditação: 08/04/2021
Validade da acreditação: 6 anos contados a partir de 31/07/2020
DGES - Registo n.º R/A-Cr 131/2021 em 19/05/2021
A Universidade NOVA de Lisboa reforça o seu compromisso com a equidade no ensino superior, através da atribuição de bolsas que promovem a inclusão e a igualdade de oportunidades.
Mais informações aqui.
O Departamento de Física (DF), formalmente criado em 1986, foi pioneiro em Portugal no ensino da Engenharia Física e da Engenharia Biomédica. Conta com 34 docentes doutorados e mais de 10 investigadores doutorados que desenvolvem a sua atividade científica nas áreas da Física, Engª Física e Engª Biomédica maioritariamente em duas Unidades de Investigação, o LIBPhys e o CEFITEC.
Saber mais




