Licenciatura em Engenharia Mecânica

Ensino

Licenciatura em Engenharia Mecânica

A Licenciatura em Engenharia Mecânica da Nova School of Science & Technology | FCT NOVA tem a duração de três anos e corresponde ao primeiro ciclo resultante da desintegração do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica. Entra em funcionamento no ano letivo de 2021/22 e tem acreditação por 6 anos pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
A Engenharia Mecânica tem aplicação em todas as áreas da atividade económica. Para atender a esta universalidade, o curso oferece uma preparação abrangente. No 3.º ano o/a estudante pode escolher o correspondente a uma unidade curricular de entre um amplo portfolio de outras unidades em oferta na faculdade por outros cursos.
Também no 3.º ano, proporciona-se a realização de um estágio em empresa e, assim, o contacto com a realidade empresarial e com a atividade dos engenheiros nesse meio. O curso culmina num projeto de desenvolvimento de produto, em ambiente colaborativo.
O Mestrado em Engenharia Mecânica (2.º ciclo) será a continuação natural da Licenciatura, porém esta, conquanto de nível universitário, também pode resultar numa saída direta para o mercado de trabalho. A área de formação em engenharia mecânica tem apresentado níveis muito elevados de empregabilidade.

Objetivos

  • Oferecer uma preparação abrangente nos domínios: da mecânica dos sólidos e dos fluidos, da termodinâmica aplicada, da mecânica estrutural, das vibrações mecânicas, das características e comportamento dos materiais e dos processos de fabrico, sem esquecer o desenho técnico, como importante forma de comunicação do engenheiro mecânico.
  • Proporcionar trabalhos experimentais ou computacionais, fundamentais na formação de um/a engenheiro/a.
  • Oferecer uma sólida formação de base em ciências da engenharia, e mais especificamente em engenharia mecânica, que permita ao licenciado/a especificar, analisar e resolver problemas, ainda que inéditos para si, e alcançar uma atitude de autonomia e de pensamento crítico, para que possa ser bem sucedido em qualquer parte do Mundo.
  • Proporcionar uma visão integrada da engenharia, através da realização de um projeto de desenvolvimento de produto e de um estágio em empresa, para além da criteriosa sequência das unidades curriculares.
  • Preparar para além do engenheiro, a pessoa, desenvolvendo soft-skills através da formação complementar proporcionada pelo Perfil Curricular da FCT.

Corpo Docente

A Licenciatura tem o mesmo corpo docente do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica, por isso com uma vasta experiência acumulada.
A maioria dos docentes são investigadores na Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Mecânica e Industrial (UNIDEMI, https://www.unidemi.com/), um centro de investigação com avaliação de Excelente que está associado ao Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial.

Ligações externas

Programa Erasmus+: Ao abrigo do programa Erasmus+, os estudantes têm a possibilidade de realizar um período de estudos numa universidade europeia, como parte integrante do programa de estudos da licenciatura. É uma experiência muito gratificante tanto a nível académico como pessoal.

Tecido empresarial: O Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial mantém excelentes relações com o tecido empresarial e empregadores, proporcionando o envolvimento dos estudantes em estágios.

Saídas profissionais

Em todos os domínios da atividade económica. O licenciado/a pode integrar equipas de projeto e assumir funções envolvendo: seleção de equipamentos, tecnologia industrial e de produção, manutenção e gestão, planeamento de produção, modelação e fabricação assistidos por computador (CAD/CAM), processos termodinâmicos e de transmissão de calor, equipamentos de conversão de energia ou de climatização de espaços, soluções de mecânica estrutural, situações de vibração mecânica ou ruído, redes de fluidos, equipamento hidráulico e pneumático, entre muitas outras situações.
Especificamente:

  • Indústria: aeronáutica e automóvel e seus componentes, construção e reparação naval, metalomecânica, eletromecânica, máquinas-ferramentas, metalúrgica, extrativa, refrigeração e climatização, conversão de energia, transportes, comunicações, química, químico-farmacêutica, bebidas e alimentar, cerâmica e vidro, papel, têxtil, plásticos, entre outras indústrias transformadoras.
  • Serviços: transportes, seguros, hospitais e unidades de saúde, companhias aéreas, retalhistas, serviços públicos, serviços de abastecimento ou recolha e tratamento de fluidos, entre outros.
  • Consultoria e projeto: gabinetes de estudos e projetos de engenharia
  • Outras saídas: Investigação nas áreas da mecânica e afins.

Candidaturas

Condições de acesso para o ano letivo de 2021/2022

Vagas para 2021/2022:

 

Provas específicas:

07 Física e Química + 19 Matemática A

Classificação mínima na(s) prova(s) específica(s): 95

Classificação mínima na candidatura: 95

Fórmula de ingresso:

60% da classificação final do Secundário
40% da classificação final na(s) prova(s) específica(s)

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Cr181/2020 em 10/12/2020

A3ES

Acreditação em 31/07/2020, por 6 anos

Sobre o Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial

O Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (DEMI) é uma unidade orgânica permanente da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, vocacionada para o ensino, para a investigação científica fundamental e aplicada e para a prestação de serviços nos domínios da Engenharia Industrial e da Engenharia Mecânica. O DEMI tem a seu cargo dois mestrados integrados (Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Mecânica), quatro mestrados (Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Mecânica, Engenharia Industrial e Engenharia da Soldadura), dois programas de doutoramento e ainda várias pós-graduações.

O DEMI conta atualmente com 38 docentes e com cinco funcionários. Os professores do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial colaboram, a diferentes títulos, com diversas instituições públicas e privadas, nomeadamente no desenvolvimento de projetos de investigação em áreas científicas e tecnológicas de relevância para a Engenharia Industrial e para a Engenharia Mecânica.

Saber mais