Licenciatura em Matemática

Ensino

Licenciatura em Matemática

A Licenciatura em Matemática da FCT NOVA foi criada em 1983. Ao longo dos anos sofreu várias reorganizações curriculares. Em 2006 foi adaptada às exigências do modelo de Bolonha, tendo, desde então, a duração de 3 anos e sendo de 180 ECTS o número mínimo de créditos para a obtenção do grau.

Objetivos

A Matemática é uma ciência que serve de base a todas as áreas científico-tecnológicas e ainda às ciências económicas e sociais.

O principal objetivo da licenciatura é fornecer uma sólida formação de base em Matemática, equilibrada nas suas diversas vertentes. Pretende-se que essa formação proporcione os fundamentos necessários à prossecução de estudos nas áreas de Matemática Aplicada, de Matemática Pura e de Matemática Educacional.

Como exemplo de áreas que podem ser desenvolvidas nos ciclos de estudo posteriores, e de acordo com as competências específicas do corpo docente do Departamento de Matemática da FCT NOVA, referimos: o Atuariado; a Álgebra e a Lógica; a Análise Numérica e as Equações Diferenciais; a Investigação Operacional e a Otimização; as Probabilidades e Estatística; a Matemática Financeira; a Matemática Educacional.

A Estatística é a arte de extrair informação. Tem aplicações, entre outras, a estudos de mercado, delineamento e interpretação de experiências.

A Investigação Operacional visa a criação de modelos que permitam o estudo de sistemas complexos e a otimização da utilização de recursos.

As Ciências Atuariais têm como objetivo o estudo do risco (risco de vida, risco de acidentes, risco na Bolsa).

As Equações Diferenciais e o seu tratamento Numérico são a base da Física e da Engenharia modernas; estão ainda presentes em muitos processos biológicos, sociais e económicos.

A Álgebra e a Lógica, como áreas fundamentais da Matemática, são também grandes responsáveis pelo desenvolvimento da informática e das recentes técnicas computacionais.

A Matemática Financeira, suportada por fundamentos matemáticos teóricos, numéricos e estatísticos, está focada no estudo e na criação de modelos adequados à indústria financeira.

A Matemática Educacional tem como objetivo a formação de professores para o Ensino Básico e Secundário.

De referir que a Licenciatura em Matemática da FCT NOVA tem no 3º ano do seu plano curricular duas disciplinas opcionais entre si: Programa de Introdução à Investigação Científica em Matemática e Programa de Introdução à Prática Profissional em Matemática. A primeira fornece um primeiro contacto com práticas de investigação científica em Matemática. A segunda consiste num pequeno estágio em ambiente empresarial.

Plano curricular

Saídas profissionais

A Licenciatura em Matemática da FCT NOVA (1º ciclo) fornece uma formação alargada que permite o acesso a áreas de especialidade a desenvolver no segundo ciclo, com saídas profissionais (entre outras) para:

  • Médias e Grandes Empresas no sector de Gestão (construção de modelos matemáticos para planeamento, desenvolvimento e funcionamento dessas empresas);
  • Seguradoras;
  • Bancos;
  • Empresas de Gestão de Fundos de Pensões e de Investimento;
  • Empresas de Informação (de Programação e Análise Numérica-Computação);
  • Grandes Laboratórios;
  • Escolas do Ensino Básico e Secundário. 

Candidaturas

Condições de acesso para o ano letivo de 2017/2018

Vagas para 2017/2018 :

30 (a confirmar)

Provas específicas:

19 Matemática A

Classificação mínima na(s) prova(s) específica(s): 95

Classificação mínima na candidatura: 95

Fórmula de ingresso:

60% da classificação final do Secundário
40% da classificação final na(s) prova(s) específica(s)

Coordenador do curso:

Professora Júlia Vaz de Carvalho

lm.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Ef 3090/2011 em 18/03/2011

A3ES

Acreditação em 22/06/2015, por 6 anos

Vídeo de apresentação

Sobre o Departamento de Matemática

O Departamento de Matemática (DM) é uma unidade de ensino e investigação permanente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA). No DM são desenvolvidas múltiplas atividades no domínio da Matemática que vão do ensino e da investigação à promoção e divulgação, passando pela formação ao longo da vida e pela prestação de serviços à comunidade. O DM é constituído por 83 docentes, dos quais 79 são doutorados.

O DM é responsável pela Licenciatura em Matemática, pelo Mestrado em Matemática e Aplicações, pelo Mestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário, pelo Doutoramento em Matemática da UNL e pelo Programa Doutoral em Estatística e Gestão do Risco. O DM assegura ainda o ensino das disciplinas propedêuticas da área de Matemática dos diversos cursos da FCT NOVA.  

Saber mais