Licenciatura em Matemática

Ensino

Licenciatura em Matemática

A Licenciatura em Matemática da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA foi criada em 1983. Ao longo dos anos sofreu várias reorganizações curriculares. Em 2006 foi adaptada às exigências do modelo de Bolonha, passando a ter duração de 3 anos e 180 ECTS.

Objetivos

A Matemática é uma ciência que serve de base a todas as áreas científico-tecnológicas e ainda às ciências económicas e sociais.

O principal objetivo da licenciatura é fornecer uma sólida formação de base em Matemática, equilibrada nas suas diversas vertentes. Pretende-se que essa formação proporcione os fundamentos necessários à prossecução de estudos nas áreas de Matemática Aplicada, de Matemática Pura e de Matemática Educacional.

Como exemplo de áreas que podem ser desenvolvidas nos ciclos de estudo posteriores, e de acordo com as competências específicas do corpo docente do Departamento de Matemática da FCT NOVA, referimos: o Atuariado; a Álgebra e a Lógica; a Análise Numérica e as Equações Diferenciais; a Investigação Operacional e a Otimização; as Probabilidades e Estatística; a Matemática Financeira; a Ciência dos Dados; a Matemática Educacional.

A Estatística é a arte de extrair informação. Tem aplicações, entre outras, a estudos de mercado, delineamento e interpretação de experiências.

A Investigação Operacional visa a criação de modelos que permitam o estudo de sistemas complexos e a otimização da utilização de recursos.

As Ciências Atuariais têm como objetivo o estudo do risco (risco de vida, risco de acidentes, risco na bolsa).

As Equações Diferenciais e o seu tratamento numérico são a base da Física e da Engenharia modernas; estão ainda presentes em muitos processos biológicos, sociais e económicos.

A Álgebra e a Lógica, como áreas fundamentais da Matemática, são também grandes responsáveis pelo desenvolvimento da Informática e das recentes técnicas computacionais.

A Matemática Financeira, suportada por fundamentos matemáticos teóricos, numéricos e estatísticos, está focada no estudo e na criação de modelos adequados à indústria financeira.

A Ciência dos Dados é uma área emergente, essencial à generalidade das empresas, que procura extrair conhecimento de grandes volumes de dados, com formatos muitas vezes heterogéneos e frequentemente mal estruturados.

A Matemática Educacional tem como objetivo a formação de professores para o Ensino Básico e Secundário.

De referir que a Licenciatura em Matemática da FCT NOVA tem no 3.º ano do seu plano curricular duas disciplinas opcionais entre si: Programa de Introdução à Investigação Científica em Matemática e Programa de Introdução à Prática Profissional em Matemática. A primeira fornece um primeiro contacto com práticas de investigação científica em Matemática. A segunda consiste num pequeno estágio em ambiente empresarial.

Plano curricular

Saídas profissionais

A Licenciatura em Matemática da FCT NOVA (1.º ciclo) fornece uma formação alargada que permite o acesso a áreas de especialidade a desenvolver num segundo ciclo, com saídas profissionais (entre outras) para:

  • Médias e Grandes Empresas no setor de Gestão (construção de modelos matemáticos para planeamento, desenvolvimento e funcionamento dessas empresas);
  • Seguradoras;
  • Bancos;
  • Empresas de Gestão de Fundos de Pensões e de Investimento;
  • Empresas de Informação (de Programação e Análise Numérica-Computação);
  • Grandes Laboratórios;
  • Escolas do Ensino Básico e Secundário. 

Propinas 2021/2022

Estudantes nacionais: 697 Euros/anual

Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual
 
(Os estudantes de países da CPLP poderão candidatar-se a uma redução de até 50% da propina, mediante a avaliação das seguintes condições:

a) 1.º Inscrição: os estudantes devem evidenciar através dos seus certificados académicos que o seu desempenho escolar se situa no primeiro quartil da escala de avaliação utilizada no sistema do seu país ou escola de origem;
b) Inscrições posteriores (independentemente do ano de ingresso): exclusivamente por mérito escolar, isto é, aprovação em todas as UC em que o estudante se inscreveu no ano anterior, perfazendo 60 ECTS em cada ano.)

Candidaturas

Condições de acesso para o ano letivo de 2021/2022

Vagas para 2021/2022:

25 (a confirmar)

Provas específicas:

19 Matemática A

Classificação mínima na(s) prova(s) específica(s): 95

Classificação mínima na candidatura: 95

Fórmula de ingresso:

60% da classificação final do Secundário
40% da classificação final na(s) prova(s) específica(s)

Coordenador do curso:

Professor Jorge Orestes

lm.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Ef 3090/2011/AL02 em 14/10/2019

A3ES

Data de publicação da decisão de acreditação: 22/06/2015

Validade da acreditação:
6 anos contados a partir de 31/07/2014

Sobre o Departamento de Matemática

O Departamento de Matemática (DM) é uma unidade de ensino e investigação permanente da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA. No DM são desenvolvidas múltiplas atividades no domínio da Matemática que vão do ensino e da investigação à promoção e divulgação, passando pela formação ao longo da vida e pela prestação de serviços à comunidade. O DM é constituído por 83 docentes, dos quais 79 são doutorados.

O DM é responsável pela Licenciatura em Matemática, pela Licenciatura em Matemática Aplicada à Gestão do Risco, pelo Mestrado em Matemática Atuarial, pelo Mestrado em Matemática e Aplicações, pelo Mestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário, pelo Doutoramento em Matemática da UNL e pelo Programa Doutoral em Estatística e Gestão do Risco. O DM assegura ainda o ensino das disciplinas propedêuticas da área da Matemática dos diversos cursos da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.

Saber mais