Licenciatura em Química Aplicada

Ensino

Licenciatura em Química Aplicada

A versão de 3 anos (de acordo com o processo de Bolonha) entrou em funcionamento no ano letivo de 2006/2007. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 180 (3 anos). Começou em 1983 como licenciatura de 5 anos.

Objetivos

A Licenciatura em Química Aplicada é um curso de 3 anos para alunos interessados em Ciência e que fornece uma formação universitária alargada nas áreas da Química, Biotecnologia, Bioquímica e Genética.
A estrutura do curso valoriza o trabalho experimental, com forte componente laboratorial e utilização de equipamento científico para além do contacto dos estudantes com a investigação em curso na NOVA FCT, nomeadamente nos Departamentos de Química e Ciências da Vida (Centros de investigação da Rede de Química e Tecnologia (REQUIMTE),  que integra desde 2015 o Laboratório Associado para Química Verde (LAQV), e a Unidade de Investigação para as Biociências Moleculares Aplicadas (UCIBIO),  assim como o Centro de Investigação em Genética Molecular Humana, (CIGMH) ) . A Licenciatura em Química Aplicada dá acesso a cursos de 2.º ciclo (Mestrados) em áreas científicas variadas, desde a Química à Biologia ou às Ciências Biomédicas. 
Esta Licenciatura está estruturada de acordo com o modelo de Bolonha, sendo fortemente  estimulado o intercâmbio dos alunos com Universidades Europeias (programa Erasmus+).

Plano curricular

Saídas profissionais

  • Investigação forense.
  • Indústria – Química Fina (Síntese), Farmacêutica, Alimentar, Biotecnologia.
  • Saúde – Análises Químicas e Microbiológicas, Laboratórios de Saúde Pública, Institutos de Investigação Médica.
  • Agricultura e Ambiente – Tecnologia Ambiental, Controlo de Qualidade, Consultadoria.
  • Ensino e Investigação.
  • Outras carreiras – Jornalismo em revistas especializadas, empresas de reagentes e materiais de laboratório, organismos e comissões reguladoras.

Exemplos de antigos alunos:
Algina Monteiro - Cientista no Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária (há actualmente cinco antigos alunos a trabalhar em investigação forense na Polícia Judiciária).
Regina Vilão - Diretora do Departamento de Políticas e Estratégias de Ambiente, da Agência Portuguesa do Ambiente.
Diana Almeida - Técnica Superior no Laboratório de Ambiente e Química do Instituto de Soldadura e Qualidade (análise de efluentes líquidos).
Susana Marto - Cientista na empresa de química farmacêutica Hovione (desenvolvimento de processos para a obtenção de medicamentos).
Orfeu Flores - Fundou a STAB VIDA, uma empresa portuguesa de genómica e proteómica.

Propinas 2023/2024

Estudantes nacionais: 697 Euros/anual

Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual
 

Candidaturas

Condições de acesso para o ano letivo de 2023/2024

Vagas para 2023/2024:

30

Provas específicas:

07 Física e Química + 16 Matemática

Classificação mínima na(s) prova(s) específica(s): 95

Classificação mínima na candidatura: 95

Fórmula de ingresso:

60% da classificação final do Secundário
40% da classificação final na(s) prova(s) específica(s)

Nota do último colocado em 2022/2023 (contingente geral do CNA): 150.4

Coordenador do curso:

Professor João Sotomayor

lqa.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Ef 3091/2011/AL02 em 04/07/2022

A3ES

Data de publicação da decisão de acreditação: 01/04/2022

Validade da acreditação:
6 anos contados a partir de 31/07/2020

Sobre o Departamento de Química

O Departamento de Química (DQ) constitui uma unidade de ensino e de investigação da NOVA FCT vocacionada para a qualidade do ensino, o progresso da investigação e a prestação de serviços especializados à comunidade nas áreas fundamentais da Química, Engenharia Química e Bioquímica e Biofísica. O DQ, criado em 1981, tem reconhecida implementação no mercado de ensino e de trabalho, em particular devido à então novidade e especificidade introduzida pela Licenciatura em Química Aplicada, com o qual se iniciou o ensino da Química na Faculdade.

Saber mais