Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial

Ensino

Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial

A Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial da Nova School of Science & Technology | FCT NOVA, é um curso de primeiro ciclo com a duração de três anos, da responsabilidade do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial.

Corresponde ao primeiro ciclo da desintegração do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial.  

Objetivos

São três os objetivos principais desta licenciatura:

  1. Oferecer uma sólida preparação de base em Engenharia e conhecimento específico nas áreas Tecnológica e de Gestão. É dado enfoque à conceção e gestão de sistemas de produção de bens e serviços que se pretendem eficazes, eficientes, seguros e sustentáveis, i.e. adequados às exigências atuais do mercado.
  2. Conferir o grau de engenheiro que permite a integração imediata no mercado de trabalho.
  3. Viabilizar a continuidade para ciclos de estudos mais avançados, como o Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, um curso de segundo ciclo, também da responsabilidade do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial. Este Mestrado permite desenvolver competências mais específicas em Logística, Produção e Projetos, Qualidade, Fatores Humanos, Sistemas de Informação, Dados e Decisão, entre outras.

Corpo Docente

A Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial tem o mesmo corpo docente do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial, por isso com uma vasta experiência, acumulada ao longo de mais de uma década.

A maioria dos docentes são investigadores na Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Mecânica e Industrial, um centro de investigação com avaliação de Excelente que está associado ao Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (UNIDEMI).

Ligações externas

Programa Erasmus+ - Ao abrigo do programa Erasmus+, os estudantes têm a possibilidade de realizar um período de estudos numa universidade europeia, como parte integrante do programa de estudos da licenciatura. É uma experiência muito gratificante tanto a nível académico como pessoal.

Tecido empresarial - O Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial mantém excelentes relações com o tecido empresarial e empregadores, proporcionando o envolvimento dos estudantes em estágios, projetos de investigação, e promovendo trabalhos de dissertação de mestrado que, numerosas vezes, culminam na contratação do estudante.

Plano curricular

Saídas profissionais

Em todos os domínios de atividade, desde a conceção e melhoria do desempenho de sistemas de produção de bens e serviços, ao desenvolvimento de soluções no âmbito da gestão da qualidade, do planeamento e controlo da produção, do estudo do trabalho, da logística, da melhoria de processos, e da implementação de sistemas de informação. Especificamente:

  • Consultoria e projeto: consultoria tecnológica e de processos; gabinetes de projetos de engenharia industrial.
  • Indústria: química; alimentar; construção automóvel e de componentes; metalomecânica; eletromecânica e máquinas-ferramentas; entre outras.
  • Serviços: transportes; bancos e seguros; hospitais e unidades de saúde; companhias aéreas; logística e distribuição; gestão de projetos; retalhistas; organismos de certificação.
  • Outras saídas: administração pública; laboratórios de engenharia; ensino e investigação.

Propinas 2021/2022

Estudantes nacionais: 697 Euros/anual

Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual
 
(Os estudantes de países da CPLP poderão candidatar-se a uma redução de até 50% da propina, mediante a avaliação das seguintes condições:

a) 1.º Inscrição: os estudantes devem evidenciar através dos seus certificados académicos que o seu desempenho escolar se situa no primeiro quartil da escala de avaliação utilizada no sistema do seu país ou escola de origem;
b) Inscrições posteriores (independentemente do ano de ingresso): exclusivamente por mérito escolar, isto é, aprovação em todas as UC em que o estudante se inscreveu no ano anterior, perfazendo 60 ECTS em cada ano.)

Candidaturas

Condições de acesso para o ano letivo de 2021/2022

Vagas para 2021/2022:

55

Provas específicas:

07 Física e Química + 19 Matemática A

Classificação mínima na(s) prova(s) específica(s): 95

Classificação mínima na candidatura: 95

Fórmula de ingresso:

60% da classificação final do Secundário
40% da classificação final na(s) prova(s) específica(s)

Coordenadora do curso:

Professora Ana Paula Barroso

legi.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Cr32/2021 em 01/02/2021

A3ES

Data de publicação da decisão de acreditação: 22/01/2021

Validade da acreditação:
6 anos contados a partir de 31/07/2020

Sobre o Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial

O Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (DEMI) é uma unidade orgânica permanente da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, vocacionada para o ensino, para a investigação científica fundamental e aplicada e para a prestação de serviços nos domínios da Engenharia Industrial e da Engenharia Mecânica. O DEMI tem a seu cargo dois mestrados integrados (Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Mecânica), quatro mestrados (Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Mecânica, Engenharia Industrial e Engenharia da Soldadura), dois programas de doutoramento e ainda várias pós-graduações.

O DEMI conta atualmente com 38 docentes e com cinco funcionários. Os professores do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial colaboram, a diferentes títulos, com diversas instituições públicas e privadas, nomeadamente no desenvolvimento de projetos de investigação em áreas científicas e tecnológicas de relevância para a Engenharia Industrial e para a Engenharia Mecânica.

Saber mais