Licenciatura em Bioquímica

Ensino

Licenciatura em Bioquímica

Entrou em funcionamento no ano letivo de 2004/2005. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 180 (3 anos).

 

Objetivos

A Licenciatura em Bioquímica, com a duração de 3 anos, foi adaptada às exigências do modelo de Bolonha estando estruturada de modo a fornecer as bases científicas necessárias ao ingresso numa carreira profissional na área da Bioquímica ou afins. A estrutura curricular dá ênfase ao trabalho experimental, envolvendo a utilização de equipamento científico e o contacto dos estudantes com a investigação em curso na NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.

Os objetivos específicos desta Licenciatura são:

  • Dar uma formação científica de base em Ciências Naturais e Exatas, em interação com a Bioquímica, que permita a compreensão física e química dos processos envolvidos na Vida;

  • Preparar os licenciados para uma futura integração no mercado de trabalho global, nacional ou internacional;

  • Estimular o intercâmbio de alunos com Universidades Europeias;

  • Facultar uma formação sólida e integrada em Bioquímica, que poderá ser complementada com um segundo ciclo em diversas áreas de especialização.

Plano curricular

Saídas profissionais

  • Indústria: Farmacêutica e Alimentar, Biotecnologia, Toxicologia, Controlo Ambiental e Tecnologia dos Meios de Diagnóstico.
  • Saúde: Laboratórios de análises químico-biológicas, análises toxicológicas.
  • Investigação: Centros de Investigação Fundamental e Aplicada nas áreas das Ciências da Vida e Saúde, Biotecnologia e áreas afins.
  • Docência: Ensino  Superior, Politécnico e Secundário.

Propinas 2021/2022

Estudantes nacionais: 697 Euros/anual

Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual
 
(Os estudantes de países da CPLP poderão candidatar-se a uma redução de até 50% da propina, mediante a avaliação das seguintes condições:

a) 1.º Inscrição: os estudantes devem evidenciar através dos seus certificados académicos que o seu desempenho escolar se situa no primeiro quartil da escala de avaliação utilizada no sistema do seu país ou escola de origem;
b) Inscrições posteriores (independentemente do ano de ingresso): exclusivamente por mérito escolar, isto é, aprovação em todas as UC em que o estudante se inscreveu no ano anterior, perfazendo 60 ECTS em cada ano.)

Candidaturas

Condições de acesso para o ano letivo de 2021/2022

Vagas para 2021/2022:

80

Provas específicas:

Um dos seguintes conjuntos:

02 Biologia e Geologia ou

07 Física e Química ou

07 Física e Química + 16 Matemática

Classificação mínima na(s) prova(s) específica(s): 95

Classificação mínima na candidatura: 95

Fórmula de ingresso:

60% da classificação final do Secundário
40% da classificação final na(s) prova(s) específica(s) 

Coordenadora do curso:

Professora Cristina Costa

lbq.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A -Ef 3086/2011/AL02 em 06/07/2017

A3ES

Data de publicação da decisão de acreditação: 05/03/2015

Validade da acreditação:
6 anos contados a partir de 31/07/2014

Sobre o Departamento de Química

O Departamento de Química (DQ) constitui uma unidade de ensino e de investigação da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, vocacionada para a qualidade do ensino, o progresso da investigação e a prestação de serviços especializados à comunidade nas áreas fundamentais da Química, Engenharia Química e Bioquímica e Biofísica. O DQ, criado em 1981, tem reconhecida implementação no mercado de ensino e de trabalho, em particular devido à então novidade e especificidade introduzida pela Licenciatura em Química Aplicada, com o qual se iniciou o ensino da Química na Faculdade.

Saber mais