Entrou em funcionamento no ano letivo de 2006/2007. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 180 (3 anos).
A partir de 2006/07 a NOVA passou a oferecer uma Licenciatura em Conservação-Restauro e um Mestrado em Conservação e Restauro, integrados nos novos 3 ciclos de estudo propostos para o Ensino Superior Universitário.
O programa de licenciatura que a NOVA oferece visa uma sólida preparação científica e técnica repartida por duas fases. A primeira carateriza-se, essencialmente, pela aprendizagem de conhecimentos básicos nas ciências fundamentais e compreensão do papel alicerçante que eles desempenham na formação do conservador/restaurador. A segunda foca-se na prática dos métodos e técnicas da Conservação e Restauro. Um estágio profissionalizante completa a formação teórico-prática adquirida nos quatro anos precedentes, em cenário próximo das condições do exercício profissional independente.
O licenciado em Conservação contribuirá para a implementação de boas práticas de C&R e será um agente de inovação e melhoria de metodologias e técnicas de salvaguarda do nosso património cultural.
Museus Nacionais e Regionais
Bibliotecas e Arquivos Nacionais e Distritais
Câmaras Municipais e outros órgãos de gestão autárquica
Outras instituições, responsáveis por espólios de interesse histórico-artístico
Criação ou participação em pequenas e médias empresas,
Restauro
Estudantes nacionais: 697 Euros/anual
a) 1.º Inscrição: os estudantes devem evidenciar através dos seus certificados académicos que o seu desempenho escolar se situa no primeiro quartil da escala de avaliação utilizada no sistema do seu país ou escola de origem;
b) Inscrições posteriores (independentemente do ano de ingresso): exclusivamente por mérito escolar, isto é, aprovação em todas as UC em que o estudante se inscreveu no ano anterior, perfazendo 60 ECTS em cada ano.)
Vagas para 2022/2023:
27
Provas específicas:
Uma das seguintes provas:
03 Desenho
12 História da Cultura e das Artes
16 Matemática
Classificação mínima na(s) prova(s) específica(s): 95
Classificação mínima na candidatura: 95
Fórmula de ingresso:
60% da classificação final do Secundário
40% da classificação final na(s) prova(s) específica(s)
Nota do último colocado em 2021/2022 (contingente geral do CNA): 156.6
Coordenadora do curso:
Professora Catarina Villamariz
DGES
Registo n.º R/A-Ef 3087/2011/AL01 em 16/05/2018
A3ES
Data de publicação da decisão de acreditação: 23/02/2017
Validade da acreditação:
6 anos contados a partir de 31/07/2015
O Departamento de Conservação e Restauro (DCR) da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA tem como missão o ensino e a investigação que contribua para uma melhor conservação e usufruto do património, nomeadamente da valiosa e quase milenar herança cultural portuguesa, que urge preservar para as gerações futuras.
Laboratórios e oficinas devidamente equipados permitem investigação de qualidade em ciências da conservação e suas aplicações ao restauro. Uma rede de colaborações nacionais e internacionais permite o desenvolvimento de projetos estimulantes, de reconhecida qualidade, bem como criar oportunidades únicas para estágios de mestrado e saídas profissionais.
O DCR acredita que a paixão pela investigação e o entusiasmo pela conservação e restauro do património devem ser partilhados com os seus alunos. Assim, a partir do 2.º semestre, os alunos serão convidados a escolher um laboratório/atelier, a integrar a sua equipa para participar nas atividades do dia-a-dia bem como nos projetos inovadores em curso. Irão formular novas ideias, saber como adquirir e processar novos dados, desafiar/questionar as fronteiras do senso comum, descobrir coisas nunca antes pensadas e aplicá-las para melhor conservar, restaurar e apreciar as obras de arte!
Saber mais