Licenciatura em Biologia Celular e Molecular

Ensino

Licenciatura em Biologia Celular e Molecular

A estrutura e a oferta curricular da Licenciatura em Biologia Celular e Molecular (LBCM) são baseadas nos seguintes princípios:

  • A Biologia é uma ciência de evolução rápida, que requer uma formação contínua especializada, capaz de responder aos desafios das sociedades contemporâneas;
  • O ciclo de estudos constitui o ponto de partida para uma formação profissionalizante ou para um 2.º ciclo num leque variado de áreas de especialização.

Assim, os objetivos da formação são enquadrados numa estrutura que contempla:

  • Unidades Curriculares (UC) nucleares, que conferem os conhecimentos adequados em áreas complementares (Química, Matemática e Física) e nas várias vertentes da Biologia numa perspetiva sólida e integrada (estrutura, função e evolução) dos diversos níveis de organização biológica;
  • UC opcionais, cujo objetivo é conferir flexibilidade e diferenciação na formação do aluno;
  • uma forte componente experimental, fundamental na formação de um aluno de biologia moderna, permitindo o contacto com as principais técnicas e facilitando a integração de conceitos. A avaliação é contínua, havendo portanto um acompanhamento constante de forma garantir uma avaliação adequada da aprendizagem em função dos objetivos.

Por outro lado, os alunos de LBCM, usufruindo do Perfil Curricular da Escola, enriquecem a sua formação com competências complementares importantes para a sua futura integração sócio-profissional.

LBCM possui um sistema de Tutoria que tem principal objetivo promover um contacto mais próximo entre docentes e alunos de forma a permitir um acompanhamento / aconselhamento pedagógico com vista à otimização do percurso académico dos alunos e à sua adequada integração na vida académica em geral.

Objetivos

Fornecer as bases para a compreensão dos fenómenos biológicos, com ênfase nos níveis celular e molecular do funcionamento e evolução dos seres vivos.

Explorar e aprofundar vários domínios ­chave da biologia fundamental utilizando competências científico­ tecnológicas avançadas em áreas da Biologia Celular e Molecular.

O licenciado deverá:

  • ser capaz de apreciar e aplicar os conhecimentos que sustentam os progressos recentes nos domínios da Biologia Molecular e Celular, da Biotecnologia e das Ciências Biomédicas
  • ser capaz de desenvolver uma atitude pró­ativa e rigorosa na abordagem e resolução de problemas, individualmente ou integrado em equipas multidisciplinares;
  • desenvolver a capacidade de pesquisar e selecionar informação relevante, ser capaz de analisar criticamente os problemas biológicos e ter noção das implicações éticas associadas a vários aspetos da biologia moderna;
  • evidenciar iniciativa própria, criatividade, versatilidade e capacidade de comunicação, tanto oral como escrita.

Plano curricular

Saídas profissionais

  • Biotecnologia, indústrias farmacêutica, alimentar e cosmética.
  • Saúde pública (hospitais, centros de diagnóstico e laboratórios de análise)
  • Diagnóstico Molecular na saúde e na cadeia alimentar
  • Investigação em diversas áreas com enfâse na Biologia/Genética Molecular
  • Ciência forense
  • Controlo de qualidade de produtos e materiais
  • Conservação e gestão de recursos naturais
  • Agricultura e pescas
  • Poluição ambiental e biorremediação
  • Agências governamentais
  • Companhias de seguros

Propinas 2021/2022

Estudantes nacionais: 697 Euros/anual

Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual
 
(Os estudantes de países da CPLP poderão candidatar-se a uma redução de até 50% da propina, mediante a avaliação das seguintes condições:

a) 1.º Inscrição: os estudantes devem evidenciar através dos seus certificados académicos que o seu desempenho escolar se situa no primeiro quartil da escala de avaliação utilizada no sistema do seu país ou escola de origem;
b) Inscrições posteriores (independentemente do ano de ingresso): exclusivamente por mérito escolar, isto é, aprovação em todas as UC em que o estudante se inscreveu no ano anterior, perfazendo 60 ECTS em cada ano.)

Candidaturas

Condições de acesso para o ano letivo de 2021/2022

Vagas para 2021/2022:

65

Provas específicas:

Um dos seguintes conjuntos:

02 Biologia e Geologia + 04 Economia

02 Biologia e Geologia + 07 Física e Química

02 Biologia e Geologia + 16 Matemática 

Classificação mínima na(s) prova(s) específica(s): 95

Classificação mínima na candidatura: 95

Fórmula de ingresso:

60% da classificação final do Secundário
40% da classificação final na(s) prova(s) específica(s)

Coordenador do curso:

Professor Luís Jaime Mota

lbcm.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Ef 3085/2011/AL03 em 14/10/2019

A3ES

Data de publicação da decisão de acreditação: 20/12/2016

Validade da acreditação:
6 anos contados a partir de 31/07/2015

Sobre o Departamento de Ciências da Vida

O Departamento de Ciências da Vida (DCV) incide a sua atividade no ensino e investigação em domínios da Biologia fundamental relevante para aplicação em áreas da Biotecnologia e Biomedicina.

O DCV é responsável pela Licenciatura em Biologia Celular e Molecular (1.º Ciclo), pelo Mestrado em Genética molecular e Biomedicina (2.º Ciclo) e pelo Programa de Doutoramento em Biologia (3.º Ciclo), colaborando em vários cursos da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA e da NOVA.

O DCV integra uma Secção Científica que agrupa as áreas científicas de Microbiologia, Genética e Biologia Celular. Desenvolve atividades de investigação científica e tecnológica em parcerias nacionais e internacionais, participando em projectos de I&D em Microbiologia, Genética Molecular e Humana, Biotecnologia, Nanobiotecnologia e Biologia Celular.

Saber mais