Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre

28-07-2017

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre, (Referência FCT-NOVA/DQ/BI/002/2017), no âmbito do Centro de Custos  PD - Engenharia Química e Bioquímica, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, nas seguintes condições:

1. Área Científica: Engenharia Química e Bioquímica

2. Requisitos de admissão: Mestrado na área científica de Engenharia Química e Bioquímica ou afins.

3. Outros Requisitos Preferenciais:

a. Conhecimento de técnicas de caracterização de membranas e de monitorização de transporte por espectrometria de massa;

b. Comprovado interesse e capacidade para seguir uma abordagem multidisciplinar;

c. Bom domínio da língua inglesa oral e escrita;

d. Disponibilidade imediata.

 

4. Plano de trabalhos: Desenvolvimento e caracterização de membranas híbridas baseadas num novo polissacárido microbiano extracelular (EPS), produzido a partir do glicerol, sub-produto do biodiesel para aplicação em desidratação de gases. Optimização da formulação por adição de organosilanos pelo método de sol-gel. As membranas desenvolvidas serão caracterizadas relativamente às suas propriedades higroscópicas, solubilidade e propriedades de transporte de vapor de água e gases (N2, CH4 e CO2) de modo a avaliar a influência da formulação na desidratação destes gases.

5. Legislação e regulamentação aplicável: As bolsas são atribuídas ao abrigo da Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf); Decreto-Lei n.º 89/2013 de 9 de julho que procede à terceira alteração ao Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado em anexo à Lei n.º 40/2004 de 18 de agosto e alterado pelo Decreto-Lei n.º 202/2012 de 27 de agosto e pela Lei n.º 12/2013 de 29 de janeiro.

6. Local de trabalho: O trabalho é desenvolvido no Departamento de Química, FCT/UNL, sob a supervisão da Professora Doutora Isabel Coelhoso.

7. Duração da bolsa: O contrato de bolsa tem a duração de 4 meses, com início previsto para 01 de setembro de 2017.

8. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980,00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

9. Métodos de seleção: Avaliação curricular e experiência prévia na área de investigação requisitada, com a valoração de 40% e 60% respetivamente. O júri poderá convocar os candidatos para uma entrevista, sendo, neste caso, atribuída a valoração de 20% à avaliação de curricular, de 30% à experiência prévia na área de investigação requisitada, e de 50% à entrevista.

10. Composição do Júri de Seleção: Professora Doutora Isabel Coelhoso, (Presidente), Professor Doutor João Crespo, (Vogal Efetivo), Doutora Carla Brazinha, (Vogal Efetiva), Doutora Rosa Huertas, (Vogal Suplente) e Doutora Cristiana Torres (Vogal Suplente).

11. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação são publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, afixada em local visível e público do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sendo os candidatos notificados através de email.

12. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto de 28 de julho a 10 de agosto de 2017. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de um documento único PDF contendo Curriculum Vitae, cópia do certificado de habilitações, cópia do BI/CC e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas devem ser remetidas para o email: imrc@fct.unl.pt, indicando no assunto ”FCT-NOVA/DQ/BI/002/2017”.