19.ª edição das Jornadas Tecnológicas (JorTec)

08-02-2018

19.ª edição das Jornadas Tecnológicas (JorTec)

Este ano contámos com a 19ª edição das Jornadas Tecnológicas da FCT NOVA (JorTec). Ao todo foram 14 JorTec nas quais participaram dezenas de oradores, empresas nacionais e multinacionais. As comissões organizadoras das Jornadas Tecnológicas de Bioquímica, Eletrotécnica, Química Aplicada, Biomédica, Informática, Biologia, Geológica, Eng. Química, Ambiente, Física, Matemática, Mecânica, Gestão Industrial e do Departamento de Ciências dos Materiais, ofereceram aos seus colegas a oportunidade de conhecer mais sobre os cursos que representam, as saídas profissionais e ainda o estado da arte das ciências e tecnologias.

A Associação dos Estudantes da FCT NOVA contou-nos alguns dos momentos mais relevantes da 19ª edição da JorTec:

A JorTec Informática, que teve como tema para este ano " The Future is now", contou com uma apresentação de Manuel Costa, Principal Research na Microsoft Research UK, que encheu o Grande Auditório com a sua abordagem do tema "Confidential Cloud Computing".

Na JorTec de Engenharia Eletrotécnica, uma das palestras de maior impacto foi a proferida pelo Engenheiro Tiago Sá, em representação da Google, onde teve não só a oportunidade de partilhar a sua experiência e trabalho desenvolvidos na empresa em Londres, como aprofundou temas de grande interesse como Processamento de Imagem e “Machine Learning”.

Na JorTec de Engenharia Biomédica, foi possível assistir a uma apresentação que versou sobre a Realidade Virtual em contexto médico, especificamente em “Magnetic Imaging Ressonance”, com a antiga aluna da FCT NOVA, Engenheira Soraia Paulo, do INESC - ID.

Por fim, a JorTec de Engenharia Química teve como tema principal "Adaptação ao Futuro" e focou os avanços nas várias áreas da indústria, desde Indústria da Celulose à Petroquímica e à Indústria Farmacêutica.

Em 2019, a FCT vai receber a 20.ª edição das JorTec que promete ser especial!