Lab.eLearning da FCT NOVA vence Prémio Massive Open Online Courses (MOOC) 2018 em parceria com a Universidade de Málaga

24-10-2018

O curso online aberto - MOOC - "Profissionais e-competentes: chaves, estratégias e ferramentas para inovar na rede” (#MOOCecompetentes) , coordenado pelos Professores João Correia de Freitas (FCT NOVA, DCSA e Lab.eLearning) e María Sánchez (Universidade de Málaga, Departamento de Periodismo), foi galardoado com o Prémio MOOC 2018, atribuído pelo Grupo Tordesillas (Rede Académica de Universidades do Brasil, Portugal e Espanha).

O #MOOCecompetentes é uma oferta formativa que tem como objetivo contribuir para melhorar as capacidades dos alunos no que respeita às competências digitais, entendendo-as em sentido amplo e mais do que meramente instrumental. É uma proposta na linha da divulgação e da denominada aprendizagem ao longo da vida (life long learning), desenhada com um foco alargado, transversal e prático, incluindo questões da atualidade.

Durante oito semanas foram apresentados vídeos, apresentações e outros recursos de apoio, disponibilizados em espanhol e em português através da plataforma MiriadaX, sempre com acompanhamento online dos autores.

Foram realizadas duas edições, com total de participação de 4700 pessoas de diversos perfis e distribuição geográfica, designadamente provenientes de muitos países da América Latina.

O #MOOCecompetentes recebeu uma avaliação muito positiva por parte dos utilizadores.

Participaram nesta parceria, enquanto autores de conteúdos pela FCT NOVA, Sofia Batista, António Maneira, Artur Campos, João Chamiço (autoria e apoio técnico), João Correia de Freitas e João Mouro.

Esta parceria permitiu ainda ao Lab.eLearning da FCT NOVA ganhar competências e experiência na produção deste tipo de conteúdos online, particularmente pertinente e presente nos dias de hoje. A difusão destes cursos é também parte da responsabilidade social que as instituições de ensino superior têm de começar a responder e a FCT NOVA deu mais um passo nesse caminho.

Os materiais do curso mantém-se abertos e on-line na MiriadaX.

Mais informações aqui.