FCT NOVA CodingFest termina com a participação de 825 escolas do ensino básico

07-12-2018

sessão de encerramento codingfest

Durante cinco dias, 825 escolas participaram na resolução de problemas com uso da blocos de código, tendo  atingido recordes no número de problemas resolvidos (246 258 problemas) e no número de blocos de programação utilizados, que ultrapassou os 2,7 milhões.

Para muitos alunos foi uma estreia nestas lides. Uma vez mais, o FCT NOVA CodingFest, promovido pelo Departamento de Informática (DI) da FCT NOVA em conjunto com a NOVA LINCS, conseguiu levar os mais novos a ter a primeira experiência com a linguagem informática.

A sessão de encerramento da competição nacional realizou-se no passado dia 7 de dezembro, no Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva. Entre as 14h00 e as 17h00 quem por lá passou teve a oportunidade de criar jogos, aprender como é possível construir um robô com peças de Lego, ensinar um computador a aprender, entre outras atividades, sempre com o uso do código.

"Projetos e iniciativas como esta, permitem às crianças e aos jovens o desenvolvimento de competências transversais, nomeadamente o pensamento lógico, a criatividade e a resolução de problemas. É justamente esse tipo de trabalho que está a ser reforçado nas escolas portuguesas neste ano letivo, através da inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na matriz curricular-base, do 1.º ao 9.º ano de escolaridade", confirma José Vítor Pedroso, Diretor-Geral da Educação .

Foto de grupo da equipa do FCT NOVA CodingFest com a presença do Ministro da Educação

 

Luis Caires, coordenador do Projeto e Professor no DI da FCT NOVA, destacou o sucesso do evento: "Nesta terceira edição da iniciativa batemos claramente recordes no número de problemas resolvidos e no número de blocos (instruções) colocados. O número de blocos de programação aumentou em cerca de 1 milhão relativamente ao ano passado! Foi mesmo fantástico. Todos os comentários que ouvimos vão nesse sentido." E acrescentou: "Faz parte da nossa missão e responsabilidade como Engenharia Informática da NOVA ajudar o País neste contexto."

Os desafios deste ano, criados pelo DI, incluiram os Aquakids, dois miúdos empenhados no combate à poluição dos oceanos.

Às 15h30 foram anunciadas as escolas vencedoras, que durante esta semana resolveram mais problemas com uso de menos blocos de código.

Estiveram presentes na sessão o Ministro da Educação,o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Diretor Geral de Educação e o Diretor da FCT NOVA.

Esta iniciativa está integrada no Movimento Código Portugal e conta com o apoio da Direção Geral de Educação e do Centro Ciência Viva.

Parabéns a todos os participantes

Lista das escolas vencedoras:

 

Escolas do 1.º ciclo:

1.º lugar: Colégio do Ave (Guimarães) (foto)
2.º lugar: Externato "João XXIII" (Lisboa)
3.º lugar: Colégio Guadalupe (Seixal)

 

Escolas do 2.º ciclo:
1.º lugar: Colégio do Ave (Guimarães)
2.º lugar: E.B. D. Manuel I (Tavira)
3.º lugar: E.B. Serra da Gardunha (Fundão)

 

Escolas do 3.º ciclo:
1.º lugar: Colégio do Ave (Guimarães)
2.º lugar: Didáxis-Riba de Ave ( Vila Nova de Famalicão)
3.º lugar: E.S. Padre António Martins de Oliveira (Lagoa)

 

Vencedor do ensino pré-escolar/educação especial/artístico
Conservatório de Música da Jobra (Albergaria-a-Velha)

 

Mais informações:

Edição 2016

Edição 2017

Notícias relacionadas:

"Terceira edição do CodingFest sensibiliza alunos do ensino básico para a poluição dos oceanos"

FCT NOVA CodingFest 2018: mais de 2,7 milhões de blocos de programação em 5 dias!

Na imprensa

""Coding Fest" pretende aumentar consciência sobre informática e ciência da computação" (SIC)

"Festival de Programação" (RTP1)

"Final do Movimento Código Portugal 2018" (Expresso do Oriente)

"De pequenino se programa o algoritmo"(Público)

"Contra o analfabetismo digital, na final do Movimento Código Portugal 2018" (Cultura de Borla)

"Programação informática" (Antena1)