Bolsa de Investigação para estudantes inscritos em Mestrado ou outra formação

11-09-2020

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de duas bolsas de Investigação no âmbito do projecto “Pack4Sustain || Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa”, nas seguintes condições: 

1. Área Científica: Engenharia de Materiais, Química, Ambiente e áreas afins. 

2. Requisitos de admissão: O/a candidato/a deverá ser detentor do grau académico de Licenciado/a e estar inscrito num mestrado ou outra formação numa Instituição de Ensino Superior; possuir formação nas áreas da Engenharia de Materiais, Química, Ambiente ou afins, e preferencialmente conhecimento sobre aspetos técnicos de reciclabilidade e dos processos de reciclagem de materiais – plástico, papel/cartão, vidro, metais; conhecimento sobre propriedades físicas e químicas destes materiais. Será também valorizada experiência em análise multicritério. 

3. Plano de trabalhos: Os/as bolseiros/bolseiras participarão e apoiarão em todas as tarefas do projecto, em particular no levantamento e tratamento de dados e de informação e na elaboração de relatórios. 

4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei n.º 202/2012 de 27 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei n.º 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei n.º 12/2013, de 29 de janeiro, pelo Decreto-Lei no 89/2013, de 9 de Julho e pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto. 

5.   Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido em teletrabalho, sob a orientação científica da Doutora Ana Pires e das Professoras Doutoras Graça Martinho e Marta Martins. 

6. Duração da bolsa: As bolsas terão a duração de 6 meses, com início previsto em 14 de outubro de 2020. Os contratos de bolsa poderão ser eventualmente renovados dentro da vigência do projeto (máximo 12 meses). 

7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €798 (setecentos e noventa e oito euros), sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária. 

8. Métodos de seleção: a selecção far-se-á através da avaliação: (1) do curriculum vitae, (2) da motivação do candidato e (3) da experiência profissional face ao plano de trabalhos previsto, com a respectiva valoração de 30%, 30% e 40%. Fluência na língua inglesa falada e escrita será valorizada. Caso necessário os candidatos poderão ser convocados para uma entrevista, ficando os critérios: (1) curriculum vitae, (2) motivação do candidato, (3) experiência profissional face ao plano de trabalhos previsto e (4) entrevista, com a respectiva valoração de 30%, 10%, 40% e 20%. Os candidatos são encorajados a incluir cartas de recomendação na sua candidatura. 

9. Composição do Júri de Seleção: Presidente do Júri – Doutora Ana Pires; Vogais efetivos – Prof.ª Doutora Graça Martinho e Prof.ª Doutor Marta Martins; Vogais suplentes – Prof.ª Doutora Isabel Gomes e Prof.ª Doutora Paula Sobral. 

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão notificados, no dia seguinte do fim do prazo de candidatura, através de correio electrónico, dos resultados propostos pelo júri, tendo acesso às actas e à lista de ordenação final. Após a notificação, os candidatos terão 10 dias úteis para se pronunciarem sobre a proposta de decisão, em sede de audiência prévia dos interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será tomada após o decurso do período de audiência prévia, novamente notificada a todos os candidatos através de correio electrónico. 

11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 14 a 25 de Setembro de 2020. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e comprovativo de inscrição no mestrado ou outra formação em Instituição do Ensino Superior ou declaração de honra (no caso de apresentação de declaração de honra, deverá ser apresentado o comprovativo de inscrição aquando da contratualização do contrato de bolsa), e outros documentos comprovativos considerados relevantes. As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para o endereço: alp11931@fct.unl.pt com o assunto “Bolsa Pack4Sustain”.