Perguntas mais frequentes - 1. O Perfil Curricular FCT

Com o objetivo de enriquecer a formação dos estudantes com competências complementares, designadamente soft skills, contacto com empresas (estágios) ou investigação e empreendedorismo, a NOVA FCT introduziu essas competências nas estruturas curriculares de todos os cursos de Licenciatura, de Mestrado e de Mestrado Integrado, configurando assim o “Perfil Curricular FCT”.

No 1.º ano 

Competências Transversais para Ciências e Tecnologia (3 ECTS)

(Soft Skills)

No 2.º ano

Sociedade, Sustentabilidade e Transformação Digital (3 ECTS)

No 3.º ano

Introdução à Investigação Científica / Introdução à Prática Profissional ( 3 ECTS)

Contacto com investigação (colaboração em projetos de I&D) ou com empresas (estágios, trabalho pontual)

No 1.º ano dos Mestrados

Empreendedorismo (3 ECTS)

Durante o Percurso Curricular global 

Créditos Livres (escolha do estudante) oferecidos por todos os departamentos e passíveis de serem escolhidos por qualquer estudante.

Para maior detalhe ver aqui.

Em geral, não. Normalmente, decorrem ambas no mesmo horário.  

Não. CTCT é a partir do 1.º ano. SSTD é a partir do 2.º ano. UROPs e UPOPs é a partir do 3.º e Empreededorismo é no 1.º ano dos 2.º ciclos.  Em caso de dúvida, consultar o coordenador do respetivo curso. 

Se quer mesmo fazer essa cadeira terá que se inscrever no 2.º semestre, quando ela é oferecida. Significa isto que ficará com um 1.º semestre mais "leve" e um 2.º semestre mais "pesado". Para efeitos do cumprimento do Plano Curricular, não tem importância.

As UC de Competências Transversais para a Ciência e Tecnologia (CTCT, 1.º ano) e Empreendedorismo (1.º ano dos 2.º ciclos) são da área científica denominada genericamente Competências Complementares.

A UC de Sociedade, Sustentabilidade e Transformação Digital, 2.º ano curricular, são da área científica de Ciências Humanas e Sociais.

As UC Programa de Introdução à Investigação Científica em...  (UROP) e Programa de Introdução à Prática Profissional em...  (UPUP) são da área científica maioritária a que pertence o curso.

Porque o estudante tem que fazer UMA e SÓ UMA das duas. Assim, uma é obrigatória, mas são ambas opcionais entre si. E o CLIP representa as opcionais da mesma forma.

Porque é esta a cor que o CLIP dá às cadeiras obrigatórias, as primeiras, e opcionais, as duas últimas.