Conferência Anual do Programa Carnegie Mellon Portugal

21-09-2011

A Conferência Anual do Programa Carnegie Mellon Portugal decorrerá no dia 3 de Outubro, a partir das 11h, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, em Lisboa. O tema deste ano será “Universidades, Empresas e Utilizadores Finais: A Aposta Decisiva para o Conhecimento e o Crescimento Económico, e contará com a presença de Leonor Parreira, secretária de Estado da Ciência, Jared Cohon, presidente da Carnegie Mellon University (CMU), e dos reitores das Universidades do Porto, Coimbra e da universidade anfitriã.

Em linha com o trabalho desenvolvido no âmbito da parceria, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Conferência reunirá a comunidade científica e empresarial portuguesa em torno de questões relacionadas com a importância da ligação entre as universidadesentre as universidades e as empresas (sejam elas de grande, pequena ou média dimensão), mas também entre os investigadores e os utilizadores finais. São vários os exemplos da ligação aos utilizadores finais:
     
- mais de 450 taxistas circulam na cidade do Porto com um protótipo que está a ser desenvolvido no âmbito do projecto DRIVE-IN (maior test bed de redes veiculares da Europa);
     -  bombeiros portugueses testam t-shirt que permite a monitorização contínua da onda cardíaca;
     - estudantes estrangeiros beneficiam de protótipo do projecto REAP.PT que lhes permite aprender português;
      - famílias na Madeira possuem um equipamento que lhes permite acompanhar o consumo eléctrico dos seus electrodomésticos durante todo o dia (projecto SINAIS);
      - entre muitos outros exemplos que serão expostos ao longo do evento.

O encontro decorrerá com as habituais apresentações ao estilo Ted Talks, que caracterizam o dinamismo do trabalho de investigação desenvolvido através do programa, pelas várias entidades parceiras. Neste contexto, serão várias as intervenções de estudantes, investigadores e empresários portugueses de todo o país, com o objectivo de dar a conhecer os avanços já registados e resultados obtidos através da parceria, e do consequente reforço da ligação entre as universidades, as empresas e os utilizadores finais em Portugal.

A entrada é gratuita, programa disponível em www.cmuportugal.org. 

Sobre o Programa Carnegie Mellon Portugal

A missão do Programa Carnegie Mellon Portugal é colocar Portugal na vanguarda da inovação em áreas focadas de tecnologias de informação e comunicação, através da investigação de ponta, da excelência na formação pós-graduada e de uma ligação muito próxima com a indústria portuguesa. O Programa, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, resulta de uma colaboração entre o governo português e a universidade norte-americana de Carnegie Mellon na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), iniciada em Outubro de 2006. Esta parceria internacional abrange mais de 220 estudantes de Mestrado Profissional e de Doutoramento de grau dual, compreende 22 projectos de investigação, seleccionados por via competitiva, e tem mais de 80 empresas parceiras. O Programa impulsionou a criação do Instituto de Tecnologias Interactivas da Madeira (Madeira ITI) e de quatro start-ups: Dognaedis, Geolink, Feedzai e Mambu.

Mais informação em www.cmuportugal.org

http://twitter.com/cmuportugal  / http://cmuportugal.blogspot.com/