Formalização de Candidaturas Erasmus+ 2017-2018

 

1º Passo: LER ATENTAMENTE - Manual de Procedimentos e GUIA ERASMUS "Perguntas & Respostas"

MUITA ATENÇÃO ao seu endereço de email institucional ...@campus.fct.unl.pt. Será o nosso ÚNICO meio de comunicação com os estudantes.

 

Candidaturas Erasmus+

Formalização da Candidatura

Formulários de Candidatura

Documentação a entregar no ato da Candidatura

Requisitos de Línguas nas Universidades de Acolhimento

Durante o Período de Mobilidade

Conclusão do Período de Mobilidade

Falta de Aproveitamento

Desistência de realização da Mobilidade SMS

 

Candidaturas ERASMUS+ 2017-2018 

A formalização da candidatura é feita PRESENCIALMENTE na Divisão Académica – Secção de Acolhimento e Mobilidade - senha "C"

 

MUITO IMPORTANTE:

Compete aos estudantes a verificação dos prazos para o envio ou submissão das candidaturas nos sites das universidades de acolhimento. É da sua responsabilidade a formalização das candidaturas atempadamente na DA/SAM, de forma a possibilitar a nomeação e envio das candidaturas dentro dos prazos das universidades de acolhimento.

 

PRAZO PARA A FORMALIZAÇÃO DA CANDIDATURA

 14 a 24 de Março - Para mobilidades no 1º semestre,  2º semestre  ou ano letivo completo 

 

Formalização da Candidatura

 

O estudante deve preencher, imprimir e recolher as assinaturas do Coordenador Erasmus e do Coordenador do Curso que frequenta, e entregar os documentos nesta secção no prazo estipulado.

 

Contactos dos Coordenadores Erasmus   (pdf)

Contactos dos Coordenadores de Curso  (pdf)

 

MUITO IMPORTANTE

Todos os documentos têm que ser preenchidos a computador. Não se aceitam documentos rasurados, nem preenchidos em frente e verso.

 

É da responsabilidade do estudante a consulta do site da Universidade onde foi colocado, para verificar:

  • As disciplinas disponíveis e respetivos programas
  • O calendário escolar
  • Formulários de candidatura – (Application Form e Learning Agreement)
  • Pré-requisitos

 

FORMULÁRIOS DE CANDIDATURA FCT

Learning Agreement (Plano de Estudos)

 

A Importância do Learning Agreement para o Reconhecimento Académico

Compete ao estudante, em conjunto com o Coordenador Erasmus do curso frequentado pelo estudante:

  • Consultar quais as unidades curriculares disponíveis na Universidade de Acolhimento no período de estudos previsto, e;
  • Elaborar um plano de estudos que deverá ter o aval do Coordenador do Curso respectivo.

O Learning Agreement é um documento que contém duas tabelas (A e B). Na tabela A devem constar as unidades curriculares que cada estudante se compromete realizar na Universidade de Acolhimento. Na tabela B devem constar as creditações que o estudante terá direito, caso obtenha aproveitamento nas unidades curriculares indicadas na tabela A. O documento só é válido após a assinatura do Coordenador Erasmus e do Coordenador do respetivo curso. Ambas as assinaturas são essenciais para que fique garantido o reconhecimento académico das unidades curriculares feitas no âmbito do Programa Erasmus.

 

DOCUMENTAÇÃO A ENTREGAR NO ATO DA CANDIDATURA:

  • Fotocópia do Documento de Identificação válido do estudante (Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão, etc.), com o número de estudante colocado no canto superior direito.
  • Learning Agreement  (doc) - todas as instruções, a laranja, devem ser removidas antes da impressão do documento

 

  • PLATAFORMA ERASMUS+

Posteriormente, todos os estudantes que formalizaram a candidatura receberão um email a solicitar o preenchimento dos seus dados pessoais e da mobilidade na Plataforma Erasmus+. Na mesma plataforma deverão também fazer o upload dos seguintes documentos:

  • Documento de Identificação e NIF
  • Comprovativo de NIB, IBAN e SWIFT (com o nome do estudante impresso)

 

MUITO IMPORTANTE:

- TODAS AS CANDIDATURAS ESTÃO SUJEITAS À ACEITAÇÃO PELA UNIVERSIDADE PARCEIRA;

- A FORMALIZAÇÃO DA CANDIDATURA NA SAM NÃO DISPENSA O PREENCHIMENTO E ENVIO DE TODA A DOCUMENTAÇÃO QUE FOR SOLICITADA PELA UNIVERSIDADE DE ACOLHIMENTO.

 

REQUISITOS DE LÍNGUA NAS UNIVERSIDADES DE DESTINO

Nos casos em que seja exigido um comprovativo de nível mínimo de língua e os alunos não possuam certificados oficiais que o comprovem, foi criada a possibilidade, em conjunto com o ILNOVA-Instituto de Línguas da Universidade Nova de Lisboa, dos alunos da FCT candidatos a Erasmus+ no próximo ano realizarem um “teste de aferição de nível de língua”, cujo resultado poderá ser utilizado para este gabinete (SAM) confirmar as vossas competências linguísticas junto da universidade de destino.

 
Condições para realização do “teste de aferição de nível de língua” no ILNOVA:
 - o teste de aferição de nível pode ser feito para as seguintes línguas: Alemão, Espanhol, Francês e Inglês;

- tem um custo de 15€;

- para se inscreverem, os alunos deverão contactar diretamente o secretariado do ILNOVA, identificando-se como alunos da FCT selecionados para efetuar Erasmus+ em 2017/2018. Poderão fazê-lo das seguintes formas:

- presencialmente – Torre A, 1º piso – de 2ª a 6ª feira, das 11h às 18h

- através de e-mail – ilnova@fcsh.unl.pt

- por contacto telefónico – 21 790 83 82

- o teste deverá ser marcado com a máxima antecedência possível, para que o ILNOVA possa conjugar a realização dos testes com os vários alunos interessados e a SAM tenha tempo de tratar das declarações subsequentes;
- o resultado do teste será enviado ao nosso gabinete (SAM), que o fará chegar ao estudante e à universidade de acolhimento, se assim for solicitado;

- caso a universidade de acolhimento tenha um modelo próprio para ser certificado, o aluno terá de trazê-lo à SAM para que seja avaliada a possibilidade de ser assinado.

- se o resultado do teste de aferição for inferior ao nível mínimo exigido pela universidade de destino, então o aluno será o responsável por apresentar a sua situação à universidade de acolhimento e procurar alternativas para obter a qualificação necessária dentro dos prazos que lhe forem estipulados.
 
Lembramos que nem todos os alunos terão necessidade de fazer estes testes, mas aconselhamos a todos que se informem urgentemente dos requisitos de língua específicos existentes nas universidades que escolheram como destino, de maneira a que consigam tratar da certificação, se for necessária, dentro dos prazos exigidos.

 

Outras Informações:

Alojamento: Todos os estudantes que precisem de alojamento no país de destino devem solicitar informações relativas ao mesmo junto da Universidade de Acolhimento.

 

Assistência médica no estrangeiro: Para ter assistência médica no estrangeiro terá de pedir, na Loja do Cidadão ou na Segurança Social, o CESD (Cartão Europeu de Seguro de Doença) que é válido por um ano. Para mais informações sobre este cartão, consultar o site http://www.seg-social.pt/pedido-cartao-europeu-seguro-doenca

 

Seguro de assistência no estrangeiro: Quem estiver interessado em fazer um Seguro de assistência no estrangeiro, poderá consultar a informação do site https://www.aonstudentinsurance.com/students/pt/

 

Online Linguistic Support (OLS):  no âmbito do Programa Erasmus+, a Comissão Europeia contratou um serviço online de apoio destinado aos participantes em atividades de mobilidade de longa duração (i.e. mobilidades entre 2 e 12 meses). O OLS consistirá no seguinte:

1º) Teste 1 de avaliação da competência linguística do estudante (obrigatório) - antes do início da mobilidade

2º) Curso de língua (opcional) - no início da mobilidade

3º) Teste 2 de avaliação da competência linguística do estudante (obrigatório) - no fim da mobilidade (duas semanas antes do fim da mobilidade)

Os testes de avaliação e os cursos de língua OLS não têm custos para os estudantes.

Os estudantes irão receber, no seu email, o convite à realização do 1º teste de avaliação.

No artigo 6º do Contrato de Mobilidade Erasmus está previsto o OLS e a sua obrigatoriedade.

 

Antes do Início da Mobilidade 

 

  • Antes do início da mobilidade a Universidade de Acolhimento deverá informar se o estudante foi aceite. Em caso afirmativo, deverá enviar a carta de aceitação e o Learning Agreement  devidamente assinado e carimbado. O estudante tem o dever de nos enviar/entregar o Learning Agreement assinado pela Universidade de Acolhimento. ATENÇÃO: Sem este documento assinado pela Universidade de Acolhimento, o Gabinete de Relações Internacionais da Reitoria da UNL, não efectua o pagamento da primeira tranche da bolsa (70% do valor total da bolsa).

 

  • O estudante irá receber um email da Plataforma Online Linguistic Support (OLS) para realizar o Teste 1 de Avaliação de Competência Linguística (obrigatório).
    Esta Plataforma é gerida pela Universidade do Porto, como tal, quando os estudantes acedem à mesma irá aparecer menção a esta Universidade. Não se trata de um engano!! Deverão prosseguir e realizar o teste

 

 

Durante o Período de Mobilidade 

 

Documentação a enviar a esta secção APÓS CHEGADA à Universidade de Acolhimento

 

  • Comprovativo de Chegada à Universidade de Acolhimento  (doc) – Enviar por email  (div.a.ae.mobilidade@fct.unl.pt), no dia em que se apresentam pela primeira vez no Gabinete de Relações Internacionais da Universidade de Acolhimento.
  • Learning Agreement - caso a Universidade de Acolhimento ainda não tenha enviado o documento devidamente assinado, o estudante deverá solicitar o seu envio urgente por email  (div.a.ae.mobilidade@fct.unl.pt).  

 

DURANTE A ESTADIA

 

  • Prolongamento do período de estudos  (doc) - Documento a enviar, se desejar pedir prolongamento. Juntamente com este documento deverá enviar o Learning Agreement – During the Mobility (Changes) com as unidade curriculares relativas ao segundo semestre. O pedido de prolongamento deve ser feito até 30 dias antes de terminar o período de mobilidade inicialmente previsto.

 

  • Learning Agreement – During the Mobility (Changes) (doc) - Documento a enviar, no prazo máximo de 30 dias contados da data de chegada à Universidade de Acolhimento, (apenas se for necessário efectuar alguma alteração ou pedido de prolongamento), já assinado e carimbado pela Universidade de Acolhimento.
  • Teste 2 de Avaliação da Competência Linguística (OLS) – duas semanas antes do fim da mobilidade o estudante terá de efectuar a avaliação online obrigatória.

 

Conclusão do Período de Estudos

 

DOCUMENTOS A ENTREGAR QUANDO REGRESSAR A PORTUGAL

 

  • Declaração de Estadia  (pdf) -  Esta declaração deverá ser passada pela Universidade de Acolhimento (UA) e terá de conter a data do primeiro dia de aulas ou da sessão de acolhimento na UA e a data de realização do último exame. ATENÇÃO: os estudantes têm de fazer o upload da declaração na Plataforma Erasmus+ e devem entregar o original na SAM logo após o regresso.
  • Transcript of Records - Contém as unidades curriculares que os estudantes realizaram na UA. Sem este documento não será possível obter o reconhecimento académico a que tem direito. Por isso, não se esqueça! 
    Para mais informações sobre o reconhecimento académico queira ler a questão 62 do Guia Erasmus “Perguntas & Respostas”. ATENÇÃO: Os estudantes têm de fazer o upload do TR na Plataforma Erasmus+ e devem entregar o original na SAM.
  • Relatório Final  - Após a Reitoria verificar que o estudante já colocou na Plataforma Erasmus+ a Declaração de Estadia e o Transcript of Records, o estudante receberá um email para preencher e submeter o Relatório Final online , previsto no artigo 7º do contrato.

 

FALTA DE APROVEITAMENTO / DEVOLUÇÃO DE BOLSA:

A falta de aproveitamento durante o período de estudos Erasmus implica a devolução integral da bolsa.

 

DESISTÊNCIA DE REALIZAR MOBILIDADE SMS (doc)

Os estudantes que pretendam desistir de realizar a mobilidade Erasmus deverão formalizar a desistência, entregando este formulário, devidamente preenchido, na SAM.