“Vem_Ver” a FCT NOVA – Estudantes e Professores do Ensino Básico e Secundário visitam a FCT NOVA

18-01-2018

“Vem_Ver” a FCT NOVA – Estudantes e Professores do Ensino Básico e Secundário vi

Já teve início mais uma edição do Vem_Ver, onde estudantes e professores se podem inscrever e visitar o Campus da FCT NOVA, de modo a experienciarem, por um dia, aulas práticas de engenharia e ciências. 

Contabilizando apenas Janeiro, mais de 250 alunos visitaram a FCT NOVA, tanto em visitas individuais como em grupo.

Para além de visitarem laboratórios de aulas e investigação, os estudantes podem realizar várias actividades e experiências enquadradas nos Departamentos da Faculdade.

No Departamento de Química mostrou-se, como os catalisadores biológicos podem ser aplicados em processo biotecnológicos numa sessão laboratorial, demonstrando-se conceitos de cinética enzimática.

Ao grupo de estudantes que manifeste interesse em Informática, poderão realizar o desafio de programação informática - "A Hora do Código", que consiste na resolução de puzzles computacionais utilizando uma linguagem de programação visual de fácil aprendizagem.

As visitas realizadas ao Departamento de Física incluíram palestras realizadas por Docentes deste Departamento, para além de trabalhos laboratoriais relacionados com matérias leccionadas nas suas escolas, nomeadamente mecânica newtoniana, termodinâmica e eletromagnetismo.

No Departamento de Matemática os estudantes tomarão contacto com aplicações da Matemática à Epidemiologia, utilizando sucessões de recorrência definidas em modelos compartimentais do tipo SIR (Susceptíveis-Infecciosos-Recuperados) e também com aplicações à Criptografia, nomeadamente desencriptação de mensagens através do estudo da frequência relativa dos caracteres.