Edital para Bolsa - Projecto do DCEA

05-02-2018

Descrição do trabalho: Assistente de Educação do EIT Regional Innovation Scheme (RIS)
Empregador: FCT Universidade Nova de Lisboa
Supervisão: Prof. Júlia Seixas / Prof. Alexandra Ribeiro
Contrato: Bolsa de investigação até 31 de dezembro de 2018 (10 meses)
Salário mensal: 1200 EUR (mil e duzentos euros), a que acresce o Seguro Social Voluntário (SSV)
Local: Campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
Data de início: 15 de março de 2018
Candidaturas até: 28 de fevereiro de 2018

As candidaturas devem ser enviadas por e-mail para climatekicportugal@campus.fct.unl.pt e devem incluir (i) carta de motivação (Carta de candidatura que explica a adequação do candidato para o cargo), (ii) Curriculum Vitae, e Certificações e (iii) outros documentos que o candidato considere relevante, nomeadamente pelo menos uma carta de recomendação.

Sobre o Climate-KIC e O Plano Regional de Inovação EIT
O Climate-KIC é a maior parceria público-privada da UE que aborda o tema das alterações climáticas através da inovação para construir uma economia sem emissões de carbono. Esta abordagem inclui quatro temas prioritários: áreas urbanas, uso do solo sustentável, sistemas de produção sustentáveis, métricas climáticas e finanças, sendo a educação o cerne desses temas para inspirar e capacitar a próxima geração de líderes climáticos.
O Climate-KIC organiza programas para estudantes, empresas em fase de criação, e inovadores em toda a Europa através dos seus parceiros nos vários países Europeus. O Climate-KIC é apoiado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), um órgão da União Europeia.
O Plano Regional de Inovação EIT (EIT RIS) é um esquema estruturado para apoiar a integração do triângulo do conhecimento e aumentar a capacidade de inovação nas regiões da Europa que ainda não beneficiam diretamente do EIT e suas Comunidades de Conhecimento e Inovação (KICs). Lançado em 2014, serve como um novo elemento da estratégia de divulgação comunitária do EIT e a resposta do EIT para incentivar uma participação mais ampla nas suas atividades de inovação. O EIT RIS é o principal veículo da Climate-KIC para ampliar sua rede para toda a Europa até 2020 e, assim, alcançar um conjunto de países prioritários identificados pelo EIT.

Sobre a FCT NOVA
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA) é uma universidade pública de engenharia, localizada no Campus do Monte de Caparica, no conselho de Almada. Desde 2016, é parceira do Climate-KIC, assegurando a realização de atividades diversas no seu Campus, incluindo atividades de educação.

Descrição das tarefas
O Assistente de Educação do EIT RIS será responsável pela gestão local dos programas de educação do Climate-KIC em desenvolvimento na FCT NOVA, mantendo contato com a equipa central do Climate-KIC e com os participantes dos programas, além de supervisionar as equipas de coaching. O Assistente de Educação do EIT RIS deverá planear o desenvolvimento dos programas educacionais na FCT NOVA, e garantirá que os seus objetivos serão atingidos com sucesso.
Responsabilidades Chave
• Auxiliar nas atividades realizadas pela FCT NOVA no âmbito do plano de atividade do Climate-KIC para 2018 em educação, incluindo entre outros, redação de relatórios, organização de workshops e eventos,
• Assegurar a interface com os gestores dos programas de educação a nível central.
• Assegurar uma colaboração eficiente e efetiva entre as partes interessadas, participar em reuniões periódicas, incluindo fora do País, e atualizar os progressos realizados,
• Supervisionar e orientar a equipa de coaching
• Ajudar na seleção de participantes de elevada qualidade, e nas tarefas necessárias para atingir os objetivos e os planos dos programas educacionais a levar a cabo na FCT NOVA.

Principais relações de trabalho
• BGI (Building Global Innovators)
• Coordenadora do EIT Climate-KIC Hub Portugal e EIT RIS Developer
• Gestores de Educação do Climate-KIC
• Equipa do Climate-KIC Hub Portugal, na FCT NOVA

Qualificações e experiência
Mestrado em Gestão, Ambiente ou qualquer outra área temática similar relevante para as atividades do Climate-KIC. Bom conhecimento e / ou experiência em programas de educação e/ou gestão de projetos.

Capacidades
• Fluência em inglês (equivalente ao nível C1) e Português nativo
• Flexível, adaptativo/a e pró-ativo/a
• Confortável com a gestão de projetos, planeamento operacional, marketing e comunicação, desenvolvimento estratégico e processos e metodologias de gestão de qualidade
• Excelentes habilidades organizacionais e compromisso com prazos.
• Capacidade de comunicação, nomeadamente de persuasão, capaz de unir as pessoas
• Capacidade para lidar com a complexidade organizacional

Os candidatos serão pré-selecionados com base no seu CV e outros documentos apresentados, como a sua adequação a todos os requisitos de admissão listados anteriormente. Os candidatos selecionados terão uma entrevista (obrigatória) realizada em inglês. A decisão final será feita somente após a realização de todas as entrevistas. O júri composto por três pessoas reunir-se-á, eventualmente de forma remota, por maior conveniência. Os resultados finais serão divulgados por e-mail.