Como será no futuro a interacção entre humanos e a inteligência artificial?

26-11-2018

MVELOSO

Sétima Distinguished Lecture do Departamento de Informática e da NOVA LINCS da FCT NOVA recebe Manuela M. Veloso, especialista na área de Inteligência Artificial.

Actualmente a liderar o Centro de Pesquisa de IA no J.P.Morgan Chase,que ajudou a criar, a investigadora traz à FCT NOVA o debate sobre os processos de interacção entre humanos e máquinas inteligentes na palestra sob o tema “Towards a Lasting Human-AI Interaction“ a ter lugar no Grande Auditório da FCT NOVA dia 20 de dezembro, às 14h30.

A carreira da investigadora tem estado sempre ligada à Robótica, IA e Machine Learning. Veloso está de licença da Universidade Carnegie Mellon (CMU), onde é Professora da Universidade de Herbert A. Simon na Escola de Ciência da Computação, e onde foi chefe do Departamento de Machine Learning até junho de 2018. Na CMU, fundou e dirige o laboratório de pesquisa CORAL, para o estudo de agentes autônomos que colaboram, observam, raciocinam, agem e aprendem. Veloso é membro da AAAI, membro da ACM, membro da AAAS e membro do IEEE, Professora da Academia Nacional de Ciências da China, Co-fundadora e Ex-Presidente da RoboCup e Ex-Presidente da AAAI.

As Distinguished Lectures  do Departamento de Informatica  e do NOVA LINCS da FCT NOVA trazem ao departamento alguns dos pesquisadores e profissionais mais influentes no campo da ciência da computação. Esta série de palestras tem como objetivo dar aos alunos e pesquisadores uma oportunidade de conhecer mais sobre alguns dos trabalhos mais inovadores em ciência da computação e ter contacto com as pessoas que lideraram estes trabalhos, tornando-se uma fonte de inspiração para a futura carreira dos alunos no departamento. A palestra inaugural desta série realizou-se em outubro de 2012 com a participação da vencedora do prêmio Turing, Barbara Liskov, do Massachusetts Institute of Technology.

 

Mais informações aqui.