Atribuição de Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia

27-11-2018

 Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia, para realizar trabalhos no âmbito da coordenação e do desenvolvimento de um projeto do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da FCT NOVA.

Duração: a bolsa terá a duração de seis meses, renovável, com início no mais curto prazo praticável após a conclusão do processo de recrutamento.

 

 Candidatos e requisitos

 

• Doutoramento em Engenharia do Ambiente, ou equivalente;

• Experiência, de pelo menos 10 anos, em projetos de modelação matemática da qualidade da água, modelação hidrológica, gestão de recursos hídricos, e coordenação desses projetos em articulação com agências nacionais e internacionais;

• Experiência comprovada, de pelo menos 10 anos, na utilização de modelos de qualidade da água, nomeadamente CE-QUAL-W2, WQRRS e QUAL2E, e na utilização de modelos hidrológicos, nomeadamente HEC-HMS e HEC-RAS;

• Experiência comprovada na implementação de sistemas de informação geográfica (SIG) baseados em: ArcMap ou QGIS e na definição de redes hidrográficas em função de modelos digitais de terreno (MDT) (e.g. SRTM3), através da utilização das extensões Archydro e HEC-GeoRAS;

• Experiência em adequação dos processos de monitorização transfronteiriça e em projeto e operação de redes de monitorização (e.g. rede hidrométrica e rede de monitorização da qualidade da água);

• Experiência no desenvolvimento de modelos matemáticos. Prioriza-se a utilização de uma linguagem de programação de alto nível (e.g. Python).

 

A atividade será desenvolvida na área da modelação matemática e da gestão de recursos hídricos, com enfoque no desenvolvimento de uma ferramenta de apoio à decisão e no apoio à coordenação e gestão do projeto, sendo o local de trabalho o Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. A Bolsa rege-se pelo regime jurídico do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (informação em http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/estatuto bolseiro), a remuneração mensal prevista é de 1 800 euros.

 

Prazo e modo de candidatura

 

O concurso encontra-se aberto no período de 7 de dezembro a 20 de dezembro de 2018. As candidaturas devem ser formalizadas através do envio de um documento PDF único contendo carta de motivação (1 pág.), curriculum vitae sumário (2-3 pág.), cópia do certificado de habilitações e cópia do BI/CC; devem ser remetidas para o email pmhc@fct.unl.pt.

A avaliação dos candidatos terá em conta o seu mérito, considerando a qualidade da formação académica e a experiência prévia. Qualquer esclarecimento pode ser prestado pelo Prof. Doutor Pedro Santos Coelho, através do endereço de correio eletrónico pmhc@fct.unl.pt, reservando-se o direito de se proceder à realização de entrevistas.