Ciclo de Webinars Sci&Tech for Society apresenta trabalhos de investigação da FCT NOVA com impacto na área da saúde.

09-10-2020

No próximo dia 14 de outubro, o ciclo de webinars Sci&Tech for Society apresenta dois projetos vencedores de investigadores da FCT NOVA que pretendem ser mais uma alavanca para uma melhor e mais eficiente resposta na área da saúde.

O mês dedicado ao tema "e-Health, Biomedicine & Biomedical Devices" arranca com dois projetos que conquistaram fundos europeus e nacionais, reconhecendo a qualidade das propostas e da investigação que se pratica na FCT NOVA.

Paula Videira, líder do laboratório Glycoimmunology do UCIBIO e investigadora do Departamento de Ciências da Vida, explica como a sua investigação pode intervir no rastreio de doenças, como o cancro e certas doenças raras, e no desenvolvimento de terapias. Associado a esta investigação está o projeto "GLYCOVID-19 Testing existing glycan-based drugs to neutralize SARS-CoV-12". Neste trabalho estudam-se compostos baseados em glicanos e plasma convalescente quanto ao potencial para neutralizarem a entrada de SARS-CoV-2 durante a infeção. O projeto conta com o financiamento excecional da Fundação para a Ciência e Tecnologia criado para dinamizar a investigação no âmbito da pandemia.

No mesmo dia poderá ainda conhecer melhor o projeto europeu Smart4health. O projeto, coordenado por Ricardo Gonçalves do UNINOVA, visa servir na interoperabilidade, nomeadamente no serviço europeu de registo de saúde eletrónico, respondendo às necessidades do cidadão de gerir a sua própria saúde, potenciando soluções personalizadas neste domínio, sendo a resposta europeia para a estratégia da transformação digital e suporte à inovação social. O trabalho será apresentado por Ricardo Gonçalves e Maria Marques.

Esta série de webinars tem como objetivo abrir espaços de reflexão que promovam a ligação entre a sociedade, os estudantes, os investigadores e os cientistas, que dinamizem a criação de sinergias inovadoras e que inspirem a criação de novos conhecimentos.

Mais informações aqui.

Assista aqui.