Notícias

Notícias

FCT NOVA é a maior instituição portuguesa a coordenar fundos H2020

31-01-2019

Ricardo Jardim Gonçalves, Professor Catedrático da FCT NOVA, lidera dois projetos europeus que totalizam 38 milhões de euros, o que torna a torna a FCT NOVA a maior instituição portuguesa a coordenar fundos H2020.

O projeto Smart4Health, que  acaba de conquistar 22 milhões de euros no âmbito do Programa Europeu de Investigação e Inovação Horizonte 2020, quer servir na interoperabilidade e globalização do banco europeu de dados de saúde e pretende responder às necessidades do cidadão de gerir a sua própria saúde, potenciando soluções personalizadas neste domínio. É também a resposta europeia para a estratégia da transformação digital e suporte à inovação social. "O Smart4Health vai mudar radicalmente e a nível global o paradigma como os serviços de saúde, bem-estar e assistência são prestados”, assegura Ricardo Jardim Gonçalves.

O segundo projeto, com investimento de 16 milhões de euros,  é o ZDMP (Zero Defects Manufacturing Platform) que desenvolverá uma plataforma digital para a manufatura de produtos sem defeito, permitindo às fábricas atuais alcançar a excelência na fabricação. A fase piloto deste projeto envolve a participação de 5 empresas industriais portuguesas, proporcionando ao tecido industrial português avançar na excelência em produção e inovação.

O lider dos projetos, que também coordena a unidade de investigação GRIS  do Centro de Tecnologia e Sistemas (CTS) no Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa (UNINOVA) afirma: “Estas conquistas reforçam a sólida reputação internacional do UNINOVA como instituto da FCT NOVA para a excelência na investigação e desenvolvimento a nível internacional."

Conheça o Departamento de Engenharia Eletrotécnica.

 

Na imprensa

"Portugal lidera projeto europeu de 22 milhões de euros para um acesso universal a dados de saúde" (News Farma)

 "Portugal lidera projeto europeu de 22 milhões de euros na área da saúde" (Jornal Médico)

"Portugal lidera projeto europeu de 22 milhões de euros para um acesso universal a dados de saúde" (Post Graduate Medicine)

"Smart4Health: Portugal lidera projeto europeu para tornar universal o acesso a dados de saúde" (Sapo)

"Portugal coordena projeto europeu de 22 milhões de euros"(Jornal de Notícias)

"Portugal lidera projeto europeu de 22 milhões de euros para tornar universak acesso a dados de saúde"(Ani)