FCT NOVA na Noite Europeia dos Investigadores 2021

21-09-2021

A Noite Europeia dos Investigadores irá decorrer no dia 24 de setembro, das 16h00 às 23h00. 

O tema da edição de 2021 da NEI é "Ciência para o Clima" (SCICLI, "Science for Climate"). Contamos com a colaboração dos investigadores para mostrar o que de melhor se faz em Portugal nas várias áreas disciplinares, das artes às humanidades e ciências.

Tendo em conta o atual panorama pandémico, o programa conta com atividades presenciais, realizando-se paralelamente atividades totalmente online.  A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA participa com 11 atividades online. Para assistir a estas atividades, consulte o programa aqui.

Em formato presencial, no MUHNAC-UL estarão oito atividades dinamizadas pelas unidades de investigação da Faculdade, que poderão ser experimentadas até às 23h00, conheça-as aqui.

UCIBIO 

  • "O Segredo dos Oceanos" 
  • "De resíduos a biopolímeros"

UCIBIO e LAQV

  • "Vem conhecer uma enzima que pode ajudar na preservação da camada de ozono"

CENSE 

  • "Como é que as alterações climáticas irão afetar a geração de eletricidade na Europa?"

MARE

  • "A Invasão dos plásticos!"

CENIMAT

  • "Pintar sem tinta: Nanocristais de celulose que imitam os escaravelhos"
  • "Dispositivos eco-sustentáveis de conversão de energia mecânica em elétrica para sistemas autónomos de baixo consumo"
  •  "MineHeritage – O património cultural mineiro Europeu e a sustentabilidade climáticaRawMatters@Schools – Sensores em papel para aplicações climáticas" 

Este ano, o consórcio de instituições organizadoras inclui o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, a Escola de Ciências da Universidade do Minho, a Universidade de Coimbra, a NOVA School of Science and Technology / Nova.ID.FCT da Universidade NOVA de Lisboa, a Universidade de Évora, o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - Instituto Universitário de Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

A NEI é uma iniciativa enquadrada no âmbito do programa europeu Marie Sklodowska-Curie, An Inspiration To Follow. A NEI tem como principal objetivo aproximar a investigação científica dos cidadãos através de plataformas facilitadoras de comunicação ajustadas ao público em geral.

Contamos com a vossa participação para que esta Noite Europeia dos Investigadores seja mais um grande sucesso!

Na imprensa

Noite Europeia de Investigadores dedicada à sustentabilidade ambiental (Observador)

Noite Europeia dos Investigadores dedicada à sustentabilidade ambiental (Jornal de Negócios)

Sugestão TEK: Vem aí a Noite dos Investigadores e tem “festa” para todos os gostos científicos (Sapo)