Testemunho Erasmus Países Baixos, Enschede

 

Eu fiz duas experiências de ERASMUS, ambas nos Países Baixos. A primeira foi no meu primeiro semestre de mestrado, quando fui para a Universidade de Twente em Enschede. Isto aconteceu em 2021/ início de 2022, por isso a COVID-19 ainda estava muito presente. Apesar das bastantes restrições que existiam, não deixei de aproveitar bastante a minha experiência. Fui sozinho, sem conhecer ninguém, mas não demorei tempo nenhum até conhecer várias pessoas, muitas delas que me acompanharam durante os 5 meses que lá estive. Foi sem dúvida uma experiência enriquecedora e que se pudesse voltar atrás, repetiria sem dúvida. Consegui balançar os estudos com a diversão e viagens, e sinto que aproveitei todo o tempo que lá estive.

Mais recentemente, em 2023, fui outra vez para os Países Baixos, desta vez Amsterdão, para fazer a minha tese de mestrado, na Amsterdam UMC. Desta vez, como não tinha aulas, não foi tão fácil conhecer muita gente. Felizmente consegui um quarto numa residência de estudantes, o que me permitiu aproveitar bastante os meus tempos livres e fazer novas amizades. Gostei tanto de Amsterdão que decidi começar a minha vida pós-universidade lá.

Sei que a ideia de ir neste tipo de experiências sozinho pode ser um pouco assustador para alguns. No entanto, apesar de ser um “medo” válido, é algo que rapidamente desaparece porque te encontras numa situação onde as pessoas que conheces também foram sozinhas, e facilmente se criam novas amizades.

Deixo também o meu email pessoal caso alguém tenha dúvidas ou queira mais informação, não hesitem em contactar: Miguel.baptista00@gmail.com

Miguel Baptista

Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica | 2022/2023