Exposição Visões da Química

18-11-2011

23 de Novembro | 29 de Fevereiro

2ª a 6ª | 09:00-20:00

Sala de Exposições da Biblioteca

A Biblioteca da Faculdade de Diências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, lançou um desafio ao Museu da Ciência da Universidade de Lisboa para organizar, em conjunto, uma exposição tendo como mote o Laboratório Chimico, um exemplar singular do património cientifico português.

Alvo de recente intervenção de restauro e musealização, que recuperou a traça original do final do seculo XIX, o Laboratorio Chimico e o Anfiteatro anexo foram instalados e equipados a par dos melhores estabelecimentos de ensino da Europa da época. É a herança deste passado, preservada através da colecção de quimica do Museu, que se pretende dar a conhecer.

Para além da exposição dos equipamentos, selecionados pela sua relevância científica e também pela sua intrinseca beleza, foi pedido a artistas plásticos que adoptassem algumas peças e, de um modo livre, (re)criassem visões artísticas dos objectos. Sem constrangimentos de metodologias ou de representação, nascem visões críticas e imaginativas, e surgem leituras contemporâneas dos instrumentos da ciência do passado.

No Ano internacional da Química, um momento para um diálogo entre a UNL e a UL.