Tratamento VIP para os vencedores deste ano do FCT NOVA Challenge

27-08-2018

wwtplastic na nasa

A equipa WWWPLASTIC já voltou da viagem ao centro histórico da NASA, resultado da conquista do primeiro prémio da terceira edição do FCT NOVA Challenge.

Foi no dia 8 de junho que descobriram que iam ter umas férias fora do país e com acesso a um dos mais icónicos espaços de ciência do mundo. A equipa do Colégio Luso-Francês fez as malas e entre 27 de julho a 2 de agosto esteve em Washington.

Conheceram por dentro o histórico Goddard Space Flight Center, visitaram o Hubble Space Telescope Mission Operations, o Earth Science Mission Operations Building e James Webb Space Telescope Cleanroom Window onde investigadores trabalham nos módulos do telescópio otimizado para captação de radiação IF por corpos muito distantes. Ainda foram ao Integration and Test Facility Building onde espreitaram os bastidores dos testes de lançamento, nomeadamente a Sala de Vibração, as Câmaras de Vácuo e de Acústica e a Centrífuga Gravítica, utilizada apenas para teste de instrumentos.

“A viagem não podia ser mais produtiva” diz Rita Rocha, a docente que coordenou o projeto e acrescenta “O entusiasmo que demonstrámos durante todo o percurso em que tivemos oportunidade de contactar com os vários investigadores que operam nos vários departamentos, foi contagiante, o que levou a que nos abrissem portas para salas que normalmente estão restritas a visitas V.I.P. “

Este é o final de uma viagem que começou mesmo antes de pensarem em aviões. A equipa que se formou no Colégio Luso-Francês foi uma das 70 que participaram na terceira edição do concurso FCT NOVA Challenge. O projeto que apresentaram teve como objetivo perceber melhor até que ponto é que as estações de tratamento de resíduos conseguem impedir a passagem de microplásticos e perceberam que as fontes domésticas são uma das principais causadoras deste problema.

“Com este trabalho concretizei que o problema é bem mais grave que o que pensava e que é urgente sensibilizar as pessoas para mudar hábitos”, afirma Bernardo Ramos, um dos alunos da equipa WWWPLASTIC.

O FCT NOVA Challenge quer promover nos estudantes pré-universitários o interesse pelo conhecimento científico, proporcionar a interação entre os jovens e investigadores, bem como estimular o aparecimento de talentos na área das Ciências, Tecnologias e Engenharia. Com este objetivo convidam-se os alunos a apresentarem projetos e trabalhos científicos.

Entende-se por projeto a conceção teórica de um protótipo, ou a sua construção, a resolução prática ou proposta de resolução de um problema de Engenharia; entende-se por trabalho científico um ensaio sobre a hipótese de resolução de um problema científico concreto, a realização de uma experiência ou a criação de uma metodologia inovadora que potencialmente contribuam para o avanço da Ciência.

O FCT NOVA Challange inclui prémios para as melhores equipas. O primeiro lugar ganha uma viagem à NASA e 5000 euros,  a equipa que se classifique na segunda posição leva 5000 euros e a terceira classificada vai para casa com 2500 euros.

“Estes concursos são importantes para incentivar o trabalho de campo e o contacto com o próximo passo dos estudantes - a faculdade. Tanto que o Colégio Luso-Francês criou em 2010 uma disciplina unicamente para desenvolvimento de projetos” admite Rita Rocha no programa de José Candeias na Antena 1.

Ainda no mesmo programa da Antena 1, os alunos Inês Machado, Isabel Festas e Bernardo Ramos demonstraram o entusiamo em ter a oportunidade de ir a um dos centros de investigação mais famosos do mundo. Inês Machado afirmou mesmo “Acho importante o trabalho que a NASA tem vindo a fazer. Sinto que vou conhecer um dos sitios que mais nos ajudou a conhecer melhor a nossa história”. Isabel Festas ainda estava em êxtase com o “caminho das estrelas” que a esperava. “Está acima das estrelas”, confirmou com uma bela exclamação.

O próximo FCT NOVA Challenge quer repetir esta dose de entusiasmo. Segue as novidades aqui.

Fique com um cheirinho da NASA pela lente das alunas do Colégio Luso-Francês