Investigação e Inovação na FCT NOVA - Desafios e Oportunidades

06-03-2023

Teve lugar no dia 1 de março, no Solar dos Zagallos, o Workshop-Retiro 2023 do Conselho de Unidades de Investigação e Desenvolvimento da FCT NOVA (CUID), dedicado ao tema "Investigação e Inovação na FCT NOVA - Desafios e Oportunidades".

O evento contou com a participação ativa dos Diretores e Comissões Executivas das 15 unidades I&D da FCT NOVA, num total de 45 investigadores, que, através de um debate aberto, discutiram o presente e o futuro das atividades de investigação e inovação no contexto da Faculdade e Universidade NOVA, bem como o seu posicionamento no contexto social.

No período da manhã, foi apreciada a situação presente do sistema de investigação e inovação da FCT NOVA, e da NOVA, as suas estruturas de suporte e a relações entre as mesmas (moderação: Márcia Vilarigues); os objetivos, estratégias e incentivos para ativar mais e melhor colaboração interdisciplinar e partilha mais eficiente de recursos de suporte à investigação (moderação: Telmo Santos).

O período da tarde iniciou-se com uma análise de aspetos relacionados com o impacto da investigação: que tipos de impacto podem ser ambicionados, que caminhos podem ser percorridos para os atingir, assim como os potenciais mecanismos para alavancar e valorizar o impacto (moderação: Nuno Videira). Foram ainda discutidas possíveis abordagens integradas para o desenvolvimento de uma caracterização estratégica da investigação de toda a FCT NOVA enquanto "research school", de forma a valorizar e apresentar ao interior e exterior e de forma cada vez mais eficaz a qualidade e caráter diferenciador dos seus resultados científicos e do seu impacto (moderação: Luís Caires).

A sessão de abertura do evento contou com a presença do Diretor da FCT NOVA, José Júlio Alferes, que saudou a iniciativa, assim como dos subdiretores José Paulo Santos (Conselho Científico) e Eurico Cabrita (Investigação e Inovação), que acompanhou as sessões ao longo do dia. Os resultados das discussões continuarão agora a ser discutidos no CUID, e, após sistematização e análise mais profunda, publicados no site do Conselho.