7.ª Jornada da Matemática

15-03-2017

7.ª Jornada da Matemática

A 7.ª Jornada da Matemática decorreu na FCT NOVA no Dia do PI (14 de março), com o tema "VIP numbers - Números Verdadeiramente Importantes e Prestigiosos". Nesta Jornada foram envolvidos 14 Professores de 7 Escolas Secundárias, que acompanharam 70 alunos dessas escolas, a que se juntaram mais 65 alunos da Licenciatura em Matemática (LM) e vários docentes do Departamento de Matemática.

Foram apresentados 12 temas sobre números especiais, ou classes de números. Seis foram apresentados por estudantes das Escolas Secundárias, três por alunos do 1.º ano da LM e três por alunos mais experientes da FCT NOVA (um finalista da LM, um do Mestrado em Matemática e Aplicações e uma do Mestrado em Ensino da Matemática).

Adicionalmente, foi realizada uma exposição de 18 posters sobre temas abordados (elaborados pelos estudantes do Ensino Secundário e de Matemática na FCT NOVA e devidamente revistos pela Comissão Organizadora) e, ainda, de 15 Pi-emas (poemas em que o número de letras de cada palavra é igual a cada dígito do PI, na respectiva sequência).

Os estudantes de Matemática da FCT NOVA mostraram de forma expressiva a sua satisfação com a Faculdade, com os seus Cursos de Matemática e com a perspectiva de emprego garantido a 100% que estes cursos lhes oferecem. Os Professores visitantes sentiram-se bem acolhidos, valorizaram o envolvimento nesta iniciativa conjunta e saíram com vontade de voltar e de "mandar alunos para a FCT".