Webinar NOVA Visão de futuro debate Desafios Científicos em tempo de incerteza

22-10-2020

Gabriela Gomes, reconhecida biomatemática, e Paulo Paixão,  Presidente da Sociedade Portuguesa de Virologia  e responsável pelas medidas de proteção e plano de contingência Covid da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova são os novos convidados do ciclo de webinars NOVA Visão de futuro.

Sob o tema "Desafios Científicos em tempo de incerteza", os dois cientistas irão trazer-nos uma visão de qual a chave de análise para os indicadores que nos chegam e como entender as medidas tomadas que pouco parecem ser diferentes das do início do sec. XX

Ambos os investigadores têm estado com presença regular nos media.  Gabriela Gomes tem vindo a discutir os resultados das suas análises em diversas peças jornalísticas a respeito a imunidade de grupo necessária para conter o Covid-19, defendendo, entre outras pontos, que quanto maior é o grau de heterogeneidade da população, mais baixo se torna o limiar da imunidade de grupo. Já Paulo Paixão tem trazido ao debate público as implicações do comportamento social na transmissão do vírus e tem vindo a chamar a atenção para a crescente dimensão da designada 2.º vaga da Covid-19 a nível nacional e europeu.

Os webinars desta série têm como objetivo proporcionar momentos de reflexão sobre uma NOVA perspetiva, uma NOVA leitura, uma NOVA rota para a Universidade. Desafios societais, científicos e pedagógicos serão as temáticas de fundo em discussão nestas sessões que terão lugar mensalmente.

O encontro está marcado para dia 28 de outubro às 12h00 via zoom, neste link. Também poderá assistir em direto no Facebook da FCT NOVA.