Nova visão de futuro

Webinars

NOVA visão de futuro

Os webinars desta série têm como objetivo proporcionar momentos de reflexão sobre uma NOVA perspetiva, uma NOVA leitura, uma NOVA rota para a Universidade. Desafios societais, científicos e pedagógicos serão as temáticas de fundo em discussão nestas sessões que terão lugar mensalmente.

 

Desafios Pedagógicos

25 de novembro 2020 | 12H00 - 13H00

Nuno Crato

Nuno Crato é professor catedrático de matemática e estatística no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.

Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática (2004-2010) e do Taguspark, Parque de Ciência e Tecnologia (2010-2011).

Entre 2011 e 2015 foi Ministro da Educação e Ciência de Portugal. Marcou o seu mandato com o alargamento da escolaridade obrigatória de 9 para 12 anos, maior exigência curricular e o reforço da avaliação de alunos. Introduziu o Inglês obrigatório e vias vocacionais.

Divulgador científico e interventor em educação, alguns dos seus livros estão publicados em várias línguas e países, incluindo o Reino Unido, a Itália e o Brasil. Pelos seus trabalhos, recebeu prémios da Sociedade Europeia de Matemática e da Comissão Europeia. Foi agraciado como Comendador e Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Dirige a Teresa e Alexandre Soares dos Santos - Iniciativa Educação.

Patrícia Rosado

Patrícia Rosado Pinto é Pró- Reitora da Universidade Nova de Lisboa e Coordenadora da NOVA Forma, plataforma (programa) estratégica que agrega a NOVA Escola Doutoral, a NOVA Inovação Pedagógica e a NOVA Edu_ Digital.

É doutorada em Ciências da Educação e, na Faculdade de Ciências Médicas/NOVA Medical School, exerce a função de Diretora do Gabinete de Educação Médica. Tem estado envolvida em diversos programas nacionais e internacionais de formação pedagógica de docentes e de consultoria educativa.

As suas áreas de interesse e de publicação são a Educação Médica e o Ensino e a Aprendizagem no Ensino Superior, nomeadamente no que diz respeito à formação de docentes.

Fátima Rodrigues
Sudiretora para a Divulgação de Ciência e Tecnologia da FCT NOVA (moderação)

Link da sessão https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85932005705 

 

Desafios Científicos em tempo de incerteza

No início de 2020 o mundo era diferente. Existiam problemas, desafios, angústias mas atrevemo-nos a dizer que a Humanidade acreditava no futuro. E na Ciência. E nos Números. 

O mundo tal como o conhecíamos desmoronou.
Estamos a ser atacados na dimensão que nos é mais valiosa: a SAÚDE; sentimos a dúvida onde até então tínhamos certeza: nos NÚMEROS.
Qual a chave de análise dos indicadores que nos chegam?
Como entender as medidas tomadas que pouco parecem ser diferentes do início do sec. XX?

Reveja a sessão aqui.

28 de outubro 2020 | 12H00 - 13H00

Gabriela Gomes

Gabriela Gomes, Matemática especialista em epidemiologia da Universidade de Strathclyde, no Reino Unido e investigadora do Centro de Matemática da Universidade do Porto.

Licenciada em Matemática Aplicada pela Universidade do Porto, doutorou-se pela Universidade de Warwick. Liderou um grupo de investigação em Epidemiologia Teórica durante cerca de 15 anos no Instituto Gulbenkian de Ciência.

Recentemente a biomatemática, Gabriela Gomes, tem vindo a discutir os resultados das suas análises em diversas peças jornalísticas a respeito a imunidade de grupo necessária para conter o Covid-19, defendendo, entre outras pontos, que quanto maior é o grau de heterogeneidade da população, mais baixo se torna o limiar da imunidade de grupo.

Paulo Paixão

Professor e responsável pelas medidas de proteção e plano de contingência Covid da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova.

É Presidente da Sociedade Portuguesa de Virologia e é, justamente, como especialista em virologia que tem sido chamado a intervir em diferentes contextos jornalísticos a respeito da atual situação pandémica.

O virologista tem trazido ao debate público as implicações do comportamento social na transmissão do vírus e tem vindo a chamar a atenção para a crescente dimensão da designada 2.º vaga da Covid-19 a nível nacional e europeu

Maria Manuel Seabra da Costa
Sudiretora Executiva da FCT NOVA (moderação)

Desafios Societais em Tempos Disruptivos

Como pode a Sociedade minorar os efeitos pandémicos da desinformação?
Como pode a Universidade reinventar-se?

Reveja a sessão aqui

23 de setembro 2020 | 12H00 - 13H00

Carla Nunes

Atualmente é diretora da Escola Nacional de Saúde Pública, é Professora Catedrática de Estatística e Membro do Centro de Investigação em Saúde Pública (CISP) e do Comprehensive Health Research Centre.

Recentemente Carla Nunes tem vindo a expressar a sua opinião sobre a importância do rigor na divulgação de informação científica relevante para a saúde uma vez que esta influencia em muito os comportamentos das pessoas. A saúde pública se por um lado depende do comportamento de cada pessoa por outro é o resultado da ação de todos.

As áreas de interesse académico de Carla Nunes são a Estatística e a Epidemiologia, em particular a epidemiologia espacio-temporal, em variadas áreas de Saúde Pública, atualmente com especial enfoque na Doenças infecto contagiosas, Saúde Ambiental e Saúde Mental.

Pedro Santa Clara

Professor Catedrático da NOVA SBE, liderou o projeto do novo campus desta faculdade e concebeu e implementou a campanha de fundraising. Atualmente é sócio fundador da Shaken Not Stirred uma empresa que, segundo os próprios “gere projetos desde o sonho à realidade”.

Indo ao encontro do seu espírito empreendedor, Pedro lançou e lidera a 42 Lisboa, uma escola de programação que segue um modelo de aprendizagem colaborativa.

Desde há muito que o Pedro tem vindo a refletir sobre o impacto das mudanças que vivemos, em particular neste ano de 2020, tem no ensino, setor que nas suas palavras “praticamente não muda há mais de mil anos”.

Pedro Santa Clara, licenciado em Gestão pela NOVA SBE e doutorado em Gestão pelo INSEAD, é investigador associado do National Bureau of Economic Research e do Center for Economic Policy Research entre outros.

Paula Urze
Presidente e Professora Associada no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da FCT NOVA, investigadora no Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (moderação)

 

 

 

 

Mais informações:  

Divisão de Comunicação e Relações Exteriores

div.cre.coordenador@fct.unl.pt

+ 351 212 948 300 / 15019