Notícias

Notícias

Aqua In Silico, investigação desenvolvida na FCT NOVA, vence prémio "Os Melhores do Portugal Tecnológico" da Exame Informática

10-05-2019

Aqua In Silico a receber o prémio

Aqua In Silico, projeto de investigação de Engenharia Bioquímica do laboratório Bioeng, do Departamento de Química da FCT NOVA, foi o vencedor do prémio "Os Melhores do Portugal Tecnológico" da Exame Informática, na categoria "Software", divulgados esta quinta-feira.

“Este ano, a Exame Informática decidiu atribuir o prémio “Software” à Aqua In Silico. Consideramos extremamente pertinente o desenvolvimento de um sistema que traz mais inteligência para uma área que é crítica para o Ambienteo tratamento das águas residuais ou industriais. Os jornalistas da Exame Informática destacam a forma como a inteligência artificial aplicada à algoritmia permite tornar estes processos mais eficientes e, até, atuar com alguma antecipação”, justificou o Diretor da Exame Informática no anúncio à equipa vencedora.

O grupo de investigação da FCT NOVA está a desenvolver uma ferramenta informática para optimizar a gestão de comportamento dos processos biológicos das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR’s) que vai permitir diminuir custos e democratizar o conhecimento. Atualmente, já estão a testar em ETAR’s internacionais e a equipa está a trabalhar com a Research & Innovation Accelerator (RIA) na criação da start-up e na protecção da tecnologia.

Este prémio representa um reconhecimento nacional, após o projeto ter estado em destaque em conferências internacionais e ter sido selecionado como um dos mais inovadores na área de modelação dos processos biológicos das ETAR's. Além disso, é uma validação de como a equipa está no caminho certo ao trazer esta tecnologia para o mercado”, explica Jorge Santos, um dos co-fundadores da startup.

O Prémio "Os Melhores do Portugal Tecnológico" da Exame Informática distinguem a investigação que se faz em Portugal, os melhores produtos e os melhores fabricantes. A entrega de prémios teve lugar no Instituto Superior Técnico no passado dia 9 de maio.

 

Na imprensa

"Os melhores do Portugal Tecnológico" (Exame Informática)