FCT NOVA, 28 de janeiro de 2021| Em memória do Professor Fernando Santana

28-01-2021

Em memória do Professor Fernando Santana

É com enorme pesar e consternação que a FCT NOVA informa do falecimento do Professor Doutor Fernando Santana.

O falecimento do Professor Fernando Santana representa o desaparecimento de uma figura académica maior, a quem se deve determinante e sempre apaixonada contribuição para o desenvolvimento e afirmação da nossa Faculdade nas últimas décadas, em particular enquanto Diretor da FCT NOVA entre 2006 e 2018.

O Professor Fernando Santana promoveu de forma visionária uma cultura de desenvolvimento e valorização da investigação, potenciando a evolução da Faculdade no caminho próprio de uma research oriented school, competitiva ao mais elevado nível internacional. Dinamizou a Escola modernizando-a e inovando, nomeadamente na oferta educativa, em particular com a criação do Perfil FCT, um fator distintivo da instituição reconhecido como pioneiro a nível nacional como modelo de integração de competências complementares numa escola de ciências e engenharia.

O seu apoio às atividades culturais e sociais da Escola, dirigidas a toda a comunidade e, muito especialmente, à formação cívica e cultural dos estudantes, foi tão intenso quanto notável. A sua dedicação à promoção da notoriedade da Escola e o investimento colocado na sua divulgação na sociedade em geral foi sempre motivo de orgulho para todos, catalisando o contributo entusiástico da comunidade FCT NOVA, estudantes, docentes, não docentes e investigadores, nos inúmeros eventos públicos organizados pela Escola.

Professor no Departamento de Ciência e Engenharia do Ambiente, é recordado como um docente inspirador, e que soube desenvolver o ensino da engenharia do Ambiente para os desafios cada vez mais complexos.

Para além da sua atividade pedagógica e científica na Faculdade de Ciências e Tecnologia, o Professor Fernando Santana foi Presidente fundador da Academia de Engenharia, Sócio Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, Membro da Assembleia de Representantes da Ordem dos Engenheiros, Membro do Conselho Nacional da Água e Membro do Conselho do Euro-CASE (European Council of Academies of Applied Sciences, Technologies and Engineering). Foi Diretor Nacional do Programa Universidade do Texas em Austin | Portugal, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (MCTES), e, por designação do Ministro da Saúde, foi Presidente do Conselho Consultivo do Hospital Garcia de Orta. Teve uma participação ativa na criação do Colégio de Engenharia do Ambiente (Ordem dos Engenheiros), tendo presidido à sua Comissão Instaladora. Representou o Ministério do Ambiente no órgão diretivo do Gabinete que, por parte do Estado, negociou a concessão e, posteriormente, supervisionou a construção da Ponte Vasco da Gama.

Em 2015 foi condecorado por S.E. o Presidente da República com o Grau de Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública, tendo, em 2016, sido distinguido pela Câmara Municipal de Almada com a Medalha de Ouro da Cidade.