Terceira edição do CodingFest sensibiliza alunos do ensino básico para a poluição dos oceanos

26-11-2018

CodingFest 2018

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA) organiza a 3.ª edição do CodingFest, uma iniciativa que decorre entre 3 e 7 de dezembro, com o apoio da Direção Geral de Educação e do Centro Ciência Viva e que visa desafiar Alunos, Professores, Escolas e Comunidades Educativas do ensino básico de todo o país a participarem numa ação global de familiarização com a programação e o código, "competências fundamentais para o Século XXI”, nas palavras de Jeannette Wing, promotora do movimento “Computational Thinking”. 

O FCT NOVA CodingFest, inserido no Movimento Código Portugal, consiste numa competição online de programação entre todas as escolas do Ensino Básico em Portugal, que este ano explora a temática da poluição dos oceanos.

Os desafios da 3.ª edição apresentam novos heróis em missão: os AquaKids, dois miúdos muito ativos, ansiosos por ajudar na aventura que representa o combate à poluição dos oceanos. Os alunos participantes vão ajudar os AquaKids usando, de forma lúdica, blocos de código coloridos, desenvolvendo o raciocínio computacional e interesse pelas áreas das tecnologias da informação, sendo sensibilizados para um tema fundamental para a sustentabilidade da sociedade atual.

Todos os anos são apresentados novos desafios, especialmente concebidos para o CodingFest por uma equipa multidisciplinar de cerca de 15 investigadores, alunos de licenciatura e mestrado, designers, animadores, e especialistas de comunicação, sendo adaptados a cada um dos ciclos (1º, 2º e 3º ciclos) do Ensino Básico.

Os desafios têm vários níveis, de dificuldade crescente. No final da semana, pelas 15h30m do dia 7 de dezembro, são anunciadas as três escolas que conseguiram resolver os desafios com um número mínimo de blocos de programação. Os premiados serão anunciados no evento que decorre no Centro Ciência Viva - Pavilhão do Conhecimento (Parque das Nações), sendo atribuído um prémio a cada ciclo de ensino – 1.º, 2.º e 3.º ciclos.

O FCT NOVA Coding Fest é uma iniciativa realizada através do Departamento de Informática  e NOVA LINCS, que tem contado com a participação de alunos de cerca de 1000 escolas de todo o País, que resolveram no ano passado mais de 170 mil problemas. O Departamento de Informática e NOVA LINCS tem desenvolvido inúmeras atividades de sensiblização social para a área das tecnologias da informação, incluindo a iniciativa anual FCT NOVA CodingFest do Movimento Código Portugal, a iniciativa Girls in ICT e Technovation, destinadas a motivar jovens mulheres para a área, e inicativas de disseminação para professores.

Pode já começar a resolver os desafios deste ano neste link.

Acompanhe a participação nacional aqui e aqui.

 

Mais informações:

Edição 2016

Edição 2017

Na imprensa

""Coding Fest" pretende aumentar consciência sobre informática e ciência da computação" (SIC)

"Final do Movimento Código Portugal 2018" (Expresso do Oriente)

"De pequenino se programa o algoritmo"(Público)

"Contra o analfabetismo digital, na final do Movimento Código Portugal 2018" (Cultura de Borla)

"Festival de programação"(Portugal em direto-RTP)