A biologia está a sofrer o impacto de uma transformação digital impulsionada pelo rápido desenvolvimento de algoritmos computacionais e métodos de inteligência artificial, que revolucionaram a análise de sistemas biológicos e as tecnologias farmacêuticas e médicas associadas.
O Mestrado em Biologia Computacional e Bioinformática (MCBBI) da Universidade NOVA de Lisboa proporciona uma formação multidisciplinar na interface entre as Ciências da Vida e as Tecnologias de Informação.
Candidaturas 2024/25
1.ª Fase: 12 FEV a 22 de MAR de 2024
2.ª Fase: 3 JUN a 17 JUL de 2024
Vagas: 30
Duração: 2 anos (120 ECTS)
Formato: Presencial / diurno
Idioma: Inglês
Coordenadora do curso: Professora Paula Gonçalves, mbcbi.coordenador@fct.unl.pt
Divisão académica: mestrados@fct.unl.pt
O curso oferece uma formação prática sólida nas áreas fundamentais da biologia computacional e bioinformática para alunos licenciados em Ciências da Vida, baseando-se numa estrutura flexível composta por um tronco comum e dois ramos. O tronco comum desenvolve nos alunos a proficiência em informática, matemática e inteligência artificial expondo-os às diferentes vertentes da biologia computacional. Os alunos podem de seguida especializar-se num dos dois ramos: Multi-Ómicas para as Ciências da Vida e da Saúde e Simulação de Biosistemas para as Ciências da Vida e da Saúde.
A3ES - Data de publicação da decisão de acreditação: 29/04/2020
Validade da acreditação: 6 anos contados a partir de 31/07/2020
DGES - Registo n.º R/A-Cr 72/2020 em 14/07/2020
O Departamento de Ciências da Vida (DCV) incide a sua atividade no ensino e investigação em domínios da Biologia fundamental relevante para aplicação em áreas da Biotecnologia e Biomedicina.
Saber mais