Doutoramento em Engenharia Civil

Ensino

Doutoramento em Engenharia Civil

Entrou em funcionamento em 2009/2010. O número mínimo de créditos ECTS para a obtenção do grau é 180 (3 anos).

Objetivos

  1. Formar técnicos de nível elevado no domínio da Engenharia Civil, com capacidade para aplicar, através de metodologias científicas, os conhecimentos adquiridos, exibindo uma formação geral actualizada em áreas diversificadas e uma formação particularmente sólida na especialidade em que realizam o Doutoramento.
  2. Formar profissionais de Engenharia Civil com espírito crítico e capacidade para entender problemas, formulá-los, resolvê-los e continuar a aprender (formação contínua) com autonomia. Para tal, uma formação dirigida à compreensão dos problemas, atitude e raciocínios a aplicar na sua resolução é fundamental.
  3. Conferir capacidade para conceber, projectar, adaptar e realizar trabalhos de investigação respeitando elevados padrões de qualidade e integridade académicas;
  4. Promover o desenvolvimento de trabalhos originais e inovadores de investigação em várias especialidades da Engenharia Civil que contribuam para o alargamento das fronteiras do conhecimento e mereçam divulgação internacional em publicações com comité de selecção;
  5. Dotar os alunos de Doutoramento de competências de expressão escrita e oral, por vezes em línguas estrangeiras, que lhes permitam comunicar de forma precisa, clara e sem ambiguidades as suas conclusões e os raciocínios a elas subjacentes, tanto a especialistas como a não-especialistas.

Regulamento do doutoramento em vigor até 2018/19

O regulamento atual entrou em vigor em 2019/20 e aguarda publicação em Diário da República.

Informação relevante para os alunos pode ser consultada aqui

Plano curricular

Horário de funcionamento

Diurno e tutorial

Propinas

Estudantes nacionais: 2 750 Euros/ anual

Estudantes internacionais: 2 750 Euros/ anual

Candidaturas

1.ª fase: 27 de abril a 16 de julho
2.ª Fase: 30 de agosto a 15 de outubro
3.ª Fase: 15 de dezembro a 15 de fevereiro

Candidaturas

Condições de acesso para o ano letivo de 2021/2022

Vagas para 2021/2022:

15

Regras de acesso:

Para ingressar no programa de doutoramento em, o candidato deve respeitar pelo menos uma das condições expressas nas alíneas seguintes:

a) Possuir, na área científica do programa ou similar, o grau de mestre, ou equivalente legal. O candidato deverá possuir uma classificação final mínima de 14 valores nestes ciclos de estudos;
b) Possuir, na área científica do programa ou similar, o grau de licenciado e ser detentor de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido pelo Conselho de Departamento como atestando capacidade para a realização do mesmo;
c) Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho de Departamento como atestando capacidade para a realização do mesmo.

 

Local  e forma de candidatura:

online 

Documentação para o processo de candidatura (online):

  1. Certificado de habilitações discriminando as classificações obtidas;
  2. Curriculum vitae escolar  e profissional;
  3. Carta de recomendação de dois professores ou investigadores que conheçam e comentem as aptidões do candidato.
  4. Declaração de Intenções (Letter of Intent) em que o candidato explica as razões pelas quais está interessado em realizar o Programa de doutoramento;

Critérios de seriação:

  1. Avaliação de cv,
  2. Médias escolares, classificações  em unidades curriculares relevantes para o ramo escolhido,
  3. Conteúdo e origem de recomendações e
  4. Eventual entrevista.

Coordenador do curso:

Professor Rodrigo M. Gonçalves

pdec.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Ef 3537/2011/AL01 em 10/10/2019

A3ES

Data de publicação da decisão de acreditação: 23/05/2019

Validade da acreditação:
6 anos contados a partir de

Sobre o Departamento de Engenharia Civil

O Departamento de Engenharia Civil (DEC) foi criado em 1996, oferecendo atualmente uma Licenciatura em Engenharia Civil (3 anos), três mestrados de 2º ciclo (2 anos) em Estruturas e GeotecniaTecnologia de Fachadas e Engenharia Civil e um programa de Doutoramento em Engenharia Civil (3 anos). Paralelamente, o DEC oferece cursos de formação e de pós-graduação nos domínios da Construção Sustentável e Reabilitação de Infraestruturas Ferroviárias.

O DEC desenvolve atividades de investigação científica e tecnológica com parcerias nacionais e internacionais, participando em projetos de I&D em diferentes áreas: Betão e Alvenaria Estrutural; Reforço de Estruturas; Estruturas de Betão sujeitas a Eventos Extremos; Simulação Numérica de Estruturas; Ecoeficiência de Materiais de Construção; Energia, Conforto e QAI; Patologia e Reabilitação de Edifícios; Geotecnia; Pavimentos Rodoviários; Ordenamento do Território e Urbanismo.

Atualmente há mais de 300 alunos inscritos em Engenharia Civil na FCT NOVA e o corpo docente do DEC totaliza 35 professores, dos quais 32 são doutorados.

Saber mais