Mestrado Europeu em Engenharia de Nanossistemas e Sistemas Embutidos - EMINENT (

Ensino

Mestrado Europeu em Engenharia de Nanossistemas e Sistemas Embutidos - EMINENT (Erasmus Mundus)

Objetivos

O Mestrado Europeu em Engenharia de Nanossistemas e Sistemas Embutidos - EMINENT (programa com a chancela Erasmus Mundus) oferece aos alunos uma educação holística em engenharia de nanossistemas de inteligência embutida. Este ciclo de estudos combina formação avançada que abrange desde a tecnologia de materiais e dispositivos à nanoescala até às arquiteturas de computação de elementos sensoriais inteligentes, incluindo as perspetivas de sistemas integrados à macroescala e áreas relevantes de aplicação de IoT.

As futuras tecnologias digitais omnipresentes são uma pedra basilar quando se considera a automatização, monitorização ambiental ou proteção climática, impulsionados pela visão abrangente do European Green Deal. A procura subjacente de tecnologias inteligentes transversais de “deteção” resulta numa convergência contínua dos campos da nanotecnologia, edge-intelegence e sistemas de sensores, fundindo-os em nanossistemas de inteligência embutida. Como consequência, há uma procura crescente, a nível industrial e académico, de talentos com uma formação educacional correspondentemente mais ampla e generalista. Esta procura é ainda mais amplificada pela transição prevista para transformar a Europa de predominantemente consumidor de hardware digital para um líder global e fornecedor de tecnologias IoT e CPS (Cyber Physical Systems).

O mestrado EMINENT reúne competências educativas orientadas para a investigação e inovação em toda a Europa, estendendo-se de Portugal, no Ocidente, à Lituânia, no Oriente. Esta abordagem é única a nível europeu, proporcionando benefícios e oportunidades para os alunos inscritos no programa:

  • Amplo conhecimento tecnológico e educacional, e integração em infraestruturas de investigação e inovação normalmente indisponíveis numa única instituição.
  • Currículo aprofundado sobre engenharia de nanossistemas de inteligência embutida, complementado pela obtenção de competências em empreendedorismo, soft skills, ambiente intercultural e transformação digital.
  • Educação colaborativa em contacto próximo com parceiros industriais associados e suas redes no mercado de trabalho.
  • Aprender além das barreiras culturais, permitindo uma mobilidade facilitada entre países.
  • Plano de mobilidade integrado e coordenado.
  • Grau conjunto concedido pelas instituições académicas participantes.
  • Consideração de todos os alunos admitidos para a concessão de uma bolsa de estudos.
  • Serviço de suporte EMINENT: consultores de matrícula, suporte para vistos, dias de boas-vindas, sistema de mentoria, Alumni Club, serviço de apoio vocacional e carreira, apoio para portadores de necessidades especiais.

Plano curricular

Saídas profissionais

O programa EMINENT está desenhado para preparar os graduados para uma vasta gama de funções profissionais no setor da engenharia de nanossistemas de inteligência embutida, como são exemplos:

  • I&D
  • Projeto de sistemas embutidos
  • Desenvolvimento de sistemas sensoriais
  • Engenharia de sistemas e edge computing
  • Projeto e aplicação de nanomateriais e nanoestruturas
  • Projeto de sistemas de biossensores
  • Computação de baixo consumo de energia
  • Gestão e coordenação de implantação de IoT
  • Educação

Setores:

  • Processamento de materiais
  • Fabricantes e instaladores de sistemas de medição, controle e automação
  • Digitalização industrial
  • Indústria 4.0
  • E-Economia
  • E-Automotive
  • Comunicação e Robótica
  • Dispositivos médicos e de biossensorização
  • Consultoria
  • Produção deslocalizada e distribuição de energia
  • Deteção e processamento de dados de sensores

Propinas

Cada candidato será automaticamente considerado para receber uma bolsa. A bolsa EMINENT tem uma duração máxima de 2 anos e cobre as despesas de deslocação e de subsistência através de um pagamento mensal de 1.400 euros. Os estudantes aceites no programa Erasmus Mundus “EMINENT”, com bolsa, beneficiam de isenção de propinas.

Para manter uma bolsa, o aluno deverá completar as unidades curriculares dos dois primeiros módulos semestrais com uma classificação média de 2,7 (no sistema de classificação alemão).

Os estudantes que são aceites no programa, mas que não recebem uma bolsa de estudo, são convidados a aderir ao programa suportando os custos do mesmo. Para mais informações, contactar: eminent@uni-siegen.de

Candidaturas

  • As candidaturas estão abertas de 15 de novembro a 1 de março de cada ano
  • As cartas de admissão/rejeição serão enviadas em maio
  • Os estudantes não europeus devem iniciar o seu pedido de visto imediatamente após receberem a sua carta de convite (o procedimento demorará pelo menos 2-3 meses)
  • Início dos estudos na HMU (Grécia): final de setembro

https://eminent-master.eu/apply-now/

Website

Condições de acesso para o ano letivo de 2024/2025

Vagas para 2024/2025:

25

Regras de acesso:

Os candidatos devem possuir o grau de licenciado em Engenharia Eletrotécnica e Eletrónica, Engenharia Mecânica, Física, Nanotecnologias, Engenharia dos Materiais, Ciência da Computação ou programas equivalentes (Licenciatura em Ciências, Licenciatura em Engenharia ou equivalente) com, pelo menos, 180 ECTS. A classificação final será traduzida para o sistema de classificação alemão usando a fórmula bávara modificada. O grau traduzido deve ser pelo menos 2,0. A Licenciatura deve ser obtida por uma universidade reconhecida a nível nacional e  pela legislação nacional de todas as instituições parceiras. Se a prova de qualificação (licenciatura) não estiver disponível no momento da candidatura, os estudantes podem ser admitidos condicionalmente. Neste caso, é necessário apresentar uma declaração oficial de sua universidade informando a data prevista de conclusão da licenciatura e as unidades em falta no formulário de inscrição. O certificado de conclusão de curso e o histórico escolar têm de ser entregues até ao dia 1 de agosto do respetivo ano para finalização do procedimento de admissão. Se a língua original do documento não for o inglês, deve também ser apresentada uma tradução autorizada.

Bom domínio da língua inglesa: nível B2 validado por uma certificação, por exemplo, TOEFL iBT (pontuação mínima 93) ou IELTS Académico (pontuação mínima 6,5 sem pontuação individual inferior a 6). O resultado do teste deve ser válido pelo menos 14 dias após o prazo de candidatura. Os candidatos que tenham obtido o grau de licenciatura (ou mestre) num curso ministrado em língua inglesa num país da UE ou na Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia, Reino Unido, EUA ou Suíça não necessitam de um teste de inglês. Para os alunos naturais de países onde o inglês é a ÚNICA língua nativa, também não é necessária prova de conhecimentos da língua inglesa.

Critérios de seriação:

As candidaturas dos estudantes elegíveis serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios:

  • Percurso académico e mérito académico
  • Soft skills, publicações e experiência relevante
  • Motivação

Para permitir uma avaliação mais precisa do nível de conhecimento e motivação, os melhores candidatos serão convidados a participar numa entrevista online com a duração de 10 a 15 minutos.

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Cr 203/2022 em 30/08/2022

A3ES

Data de publicação da decisão de acreditação: 28/07/2022

Validade da acreditação:
6 anos contados a partir de 31/07/2022

Sobre o Departamento de Ciência dos Materiais

O Departamento de Ciência dos Materiais (DCM) da NOVA FCT foi o primeiro a ser criado a nível nacional, em 1976, por iniciativa do seu primeiro presidente, o Prof. Leopoldo Guimarães. O objetivo inicial foi o de criar cursos de extensão universitária na área dos materiais conducentes à criação de uma licenciatura de raiz que abrangesse uma vasta gama de domínios científicos, nomeadamente a metalurgia, os materiais semicondutores, os materiais poliméricos e mesomorfos, os materiais cerâmicos e vidros, a cristaloquímica e o controle de qualidade.

Desde então o Departamento de Ciência dos Materiais tem crescido e diversificado as suas atividades, devido essencialmente ao esforço do seu corpo docente e técnico, consubstanciado num vasto número de projetos (académicos e industriais) financiados por entidades nacionais, europeias e internacionais. Tal permitiu a sua moderna adequação às novas tecnologias, dispondo para tal de infraestruturas laboratoriais únicas em Portugal, de ensino e de investigação, reconhecidas internacionalmente e que têm permitido formar Engenheiros de Materiais de elevada qualidade científica e técnica, capazes de responderem às solicitações da sociedade atual.

Saber mais