Digital Sul + Ilhas é um projeto pioneiro, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que visa fortalecer as competências digitais em jovens e adultos não CTEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) através de formações GRATUITAS lecionadas pelo Consórcio de seis Instituições de Ensino Superior (IES) coordenado pela Universidade NOVA de Lisboa através da Faculdade de Ciências e Tecnologia.
O projeto visa preparar os participantes para um mercado de trabalho cada vez mais dependente de ferramentas digitais e TIC, com uma oferta de uma Pós-Graduação e de Unidades Curriculares (UC) autónomas, organizadas em módulos de formação que seguem a lógica de microcredenciação.
Os participantes que concluírem os cursos com aproveitamento receberão um certificado comprovativo da atribuição de ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System), com reconhecimento no âmbito do ensino superior.
Critérios de elegibilidade
Para ser elegível à participação gratuita nas formações do Consórcio Digital Sul + Ilhas, é necessário cumprir, de forma cumulativa, os seguintes critérios:
-Ser jovem (ter menos de 23 anos), ou adulto (ter mais de 23 anos);
- Ter residência em Portugal no momento da realização do Curso;
-Estar a frequentar uma licenciatura da área Não CTEAM, ou, possuir grau de Licenciatura em área Não CTEAM*.
*Pode verificar através da seguinte listagem as áreas de formação elegíveis para candidatura aos Cursos de Microcredenciação.
Tem questões ou precisa de mais informações sobre o projeto? A nossa equipa está aqui para ajudar! Entre em contacto connosco através do e-mail: info@digitalsulmaisilhas.pt
Este curso oferece uma perspetiva abrangente sobre o impacto dos media digitais na cultura, comunicação e economia contemporâneas.
Dirigido a participantes de áreas não-CTEAM, combina fundamentos teóricos com um projeto criativo prático, promovendo competências digitais aplicadas ao universo do entretenimento.
Data de realização do curso: 3 de julho | das 17h00 às 19h00 (online)
Data limite de candidatura: até 30 de junho
Inscrição através da plataforma Santander Open Academy, neste link.
Este curso convida os participantes a explorar, de forma crítica e informada, os impactos sociais e culturais do mundo digital. Através da análise do papel dos algoritmos, da inteligência artificial e da circulação da informação, os formandos desenvolvem competências para compreender e intervir no ecossistema digital atual.
Data de realização do curso: 8 a 11 de julho | das 17h00 às 20h00 (online)
Data limite de candidatura: até 30 de junho
Inscrição através da plataforma Santander Open Academy, neste link.
Esta formação oferece uma base sólida e prática para compreender e aplicar previsões baseadas em dados em diferentes contextos. Os participantes irão reforçar a literacia estatística e digital com ferramentas simples e acessíveis.
Data de realização do curso: Setembro de 2025, das 18h00 às 21h00
Data limite de candidatura: A indicar
Aprender a tomar decisões bem fundamentadas é essencial num mundo cada vez mais complexo.
Esta formação proporciona uma introdução acessível a métodos de apoio à decisão, pensada para quem pretende desenvolver pensamento crítico e competências digitais.
Data de realização do curso: Setembro de 2025, das 18h00 às 21h00
Data limite de candidatura: A indicar
Tomar decisões em contextos de incerteza requer o domínio de métodos analíticos e critérios bem definidos.
Esta formação oferece uma introdução estruturada à tomada de decisão em cenários complexos, promovendo competências valorizadas no mercado entre perfis não-CTEAM
Data de realização do curso: Setembro de 2025, das 18h00 às 21h00
Data limite de candidatura: A indicar
Esta formação introduz os princípios fundamentais da programação em R, com foco na exploração, tratamento e visualização de dados. Totalmente online, é dirigida a participantes de áreas não-CTEAM que pretendem adquirir competências digitais com aplicação prática imediata.
Data de realização do curso: Setembro de 2025 | 17h30 às 20h00 (online)
Data limite de candidatura: A indicar
Esta formação está integrada no programa do Plano de Recuperação e Resiliência (recuperarportugal.gov.pt).