Internacional

Internacional

Transportes Públicos

Metro Sul do Tejo (MTS)

O Metro Sul do Tejo é um metropolitano de superfície, elétrico, moderno, confortável e de grande qualidade, que circula nas principais artérias do concelho de Almada.

Com ligações importantes aos meios de transporte que fazem a ligação a Lisboa e a Setúbal, a MTS está presente nas interfaces de Corroios, Pragal e Cacilhas. Uma das suas Linhas liga a Universidade (a paragem terminal localizada à porta da FCT NOVA) a Cacilhas, passando pelo centro de Almada e pela interface do Pragal, onde poderás apanhar o comboio Fertagus para Lisboa.

A MTS disponibiliza títulos de transporte com diferentes validades, adequadas aos diferentes tipos de deslocação dos Clientes.

Assim, se fores cliente ocasional, podes escolher:

  • Bilhetes Simples e Pré-Comprados
  • Zapping

Se fores utilizador regular (se utilizas com frequência o serviço de transporte prestado), tens acesso a várias alternativas nas condições disponíveis no site e na informação nas paragens, (em tarifa normal e também na modalidade sub23@superior.tp):

  • Passe MTS;
  • Complemento MTS;
  • Navegante Metropolitano;
  • Navegante Municipal;
  • Navegante Família;

Podes adquirir os títulos de transporte na Rede de Vendas da MTS, que inclui Máquinas Automáticas de Venda de Bilhetes existentes em todas as paragens, nos Postos de Atendimento da MTS, (Almada, Cacilhas, Corroios e Pragal) ou ainda num Agente de Venda Autorizado.

Para mais informações consulta https://www.mts.pt/

 

Comboio Fertagus

A FERTAGUS efetua o transporte ferroviário de passageiros, atravessando a ponte 25 de Abril.

Num total de 14 estações servidas pela Fertagus, 10 são na margem Sul do rio Tejo e 4 na margem Norte. O tempo total de percurso entre Setúbal e Roma-Areeiro é de 57 minutos. O tempo de percurso a atravessar a ponte são apenas 7 minutos e 11 minutos do Pragal até Sete-Rios.

 

Cartão Lisboa Viva

Para carregar títulos de transporte regulares para viajar, é necessário ter o Cartão Lisboa Viva. Este é um cartão pessoal e intransmissível e pode ser feito em qualquer bilheteira da Fertagus, ou no Gabinete de Apoio ao Cliente do Pragal, ou mesmo no quiosque Viva no Pragal.

Para estudantes do Ensino Superior existe o Cartão Viva Sub23, que garante um valor mais reduzido no passe mensal e abrange estudantes do ensino superior, público ou privado, com idade até 23 anos, inclusive.

Para requerer o cartão será necessário preencher a “Requisição de Cartão de Identificação para Transportes da Região de Lisboa” que também se encontra disponível em qualquer Bilheteira Fertagus, apresentar o documento de identificação, entregar uma fotografia a cores tipo passe e apresentar a declaração de matrícula no ensino superior.

O prazo normal de entrega é de 10 dias úteis, sendo entregue na Bilheteira onde fizeste o pedido.

No início de cada ano letivo é necessário apresentar, no operador de transporte, nova declaração do estabelecimento de ensino, para voltar a ter direito às reduções proporcionadas pelo passe Sub23. Na Fertagus esta renovação deverá ser feita presencialmente no Gabinete de Apoio ao Cliente, na Estação do Pragal, no horário de funcionamento, consultável em https://www.fertagus.pt/

 

Autocarros TST

A TST é o operador rodoviário com quem poderás viajar em na área geográfica do Campus e arredores, bem como de e para Lisboa.

De forma exclusiva ou em complemento com outros operadores, dependendo da tua origem, as carreiras TST que te deixam à porta da FCT são:

124: Cacilhas - Costa Caparica

125: Cacilhas - Trafaria

126: Cacilhas - Marisol

127: Cacilhas - Fonte Telha (Praia)-Direta

145: Cacilhas – Fonte da Telha (Praia) (via Vale Cavala)

159: Lisboa (Sete Rios) - Marisol (via Alcântara)

198: Paio Pires (Cucena) - Torre Caparica (FCT) (via Sta. Marta Pinhal)

Se vais viajar de forma frequente na TST ou em qualquer operador de transporte da Área Metropolitana de Lisboa (AML), faz o teu cartão Lisboa VIVA onde vais poder carregar o teu passe mensal. Na TST poderás fazer o Cartão Lisboa Viva nas lojas de Apoio ao Cliente de Cacilhas, Setúbal e Montijo.

Face às habituais necessidades de mobilidade de um estudante, aconselhamos-te a optar por adquirir o Passe Navegante, que te permitirá utilizar todas as empresas de serviço público de transporte regular de passageiros, em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa (onde também estamos incluídos). A validade é mensal, isto é, do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido. Sabe mais em https://www.portalviva.pt/