Investigação

Cofinanciado

Designação do projeto be@t - Bioeconomia na Indústria Têxtil

Código do projeto 02-C12-i01.01-2022.P1

Entidade Promotora  Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal – CITEVE

Investimento total do projeto 137.931.727,66 €

Financiamento total do projeto 70.982.562,78 €

Data de início 01-07-2022

Data de conclusão 31-12-2025

Entidade beneficiária Universidade Nova de Lisboa

Investimento do beneficiário 329 993,14 €

Objetivo

O projeto be@t tem como objetivo global a geração e consolidação de uma Fileira Nacional da Indústria Têxtil e Vestuário verdadeiramente inovadora, sustentável e circular.
Pretende, em específico:

• Desenvolver novos produtos e materiais têxteis rastreáveis, de origem biológica, renováveis (incluindo materiais derivados da floresta, resíduos agroindustriais e fibras naturais alternativas) e com melhores credenciais ambientais, sem afetar os seus níveis de performance.
  • Desenvolver tecnologias e processos de produção e acabamento avançados e sustentáveis.
    Explorar abordagens inovadoras de eco design e eco engenharia, para garantir a circularidade de todos os produtos têxteis gerados neste projeto estruturante.
  • Promover o uso/reutilização, recolha e reciclagem de têxteis, modelos de negócios económicos e parcerias estratégicas, bem como políticas regionais eficazes, para implementar cadeias de valor têxteis circulares, sustentáveis e económicas.
  • Contribuir para uma cultura de sustentabilidade e de consumo responsável, informando e envolvendo consumidores, agentes da cadeia têxtil, marcas e outros stakeholders relevantes.
  • Contribuir para a geração e consolidação de uma Fileira Nacional da Indústria Têxtil e Vestuário verdadeiramente inovadora, sustentável e circular.

Estrutura do projeto

4 Pilares:

Pilares

Consórcio

55 parceiros com competências complementares:

14 Empresas Não PME (correspondendo a 26% do consórcio)
17 Empresas PME (correspondendo a 30% do consórcio)
21 ENESII (correspondendo a 39% do consórcio)
3 Outros (6%)

Consorcio