Investigação

Cofinanciado

Designação do projeto Sustainable Stone by Portugal - Valorização da Pedra Natural para um futuro digital, sustentável e qualificado

Código do projeto C632482988-00467016

Líder do Consórcio  Solancis – Sociedade Exploradora de Pedreiras, S.A

Entidade beneficiária Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências e Tecnologia

Data de início 01-07-2022

Data de conclusão 30-06-2025

Investimento 55 760 917,70 €

Investimento do Beneficiário 951 054,94 €

Principais Objetivos Estratégicos (“OE”)
OE1. Promoção do conhecimento e da inovação, através do desenvolvimento de dinâmicas económicas com capacidade de gerar inovação e competitividade da indústria da Pedra Natural;

OE2. Valorização económica e internacionalização, contribuindo ainda para uma maior eficiência na utilização dos recursos;

OE3. Sustentabilidade dos recursos minerais por via da realização de atividades que combinem a utilização económica dos recursos com modelos de gestão sustentável na relação ambiente/território;

OE4. Promoção da formação e do desenvolvimento de competências específicas que suscitem novas motivações para o setor e aumentem a qualificação dos recursos humanos;

OE5. Cooperação e networking, um eixo estratégico transversal a toda a estratégia para aumentar a visibilidade do setor e a integração de interesses e conhecimentos.

Breve Descrição do Projeto

A Agenda Sustainable Stone by Portugal visa potenciar o relevante trabalho mobilizador e agregador que tem sido realizado no contexto do Setor da Pedra Natural, para a criação de uma nova geração de produtos e processos produtivos, fortemente disruptivos e inovadores, que fortaleçam a capacidade do setor para crescer com pendor internacional, contribuindo, desta forma, para o crescimento e consolidação do setor enquanto estratégico para o desenvolvimento sustentável da economia portuguesa. Mais concretamente, a Agenda Sustainable Stone by Portugal pretende desenvolver e implementar um novo ecossistema de especialização, com projeção internacional, que permita a valorização eficaz do conhecimento tecnológico, concretizando os processos industriais necessários para uma transição digital e sustentável, usando, de igual forma, novos produtos, tecnologias e técnicas com um cariz marcadamente sustentável.