Universidade Romena distingue Professor da FCT

08-04-2008

António Gonçalves Coelho, Professor Associado de Engenharia Mecânica da FCT/UNL e Investigador da UNIDEMI, foi agraciado com o título de Doctor Honoris Causa pela Universidade Técnica “Gh. Asachi” de Iasi, na Roménia. Esta distinção foi atribuída em sinal de reconhecimento pela colaboração que o homenageado tem dispensado à Faculdade de Construção de Máquinas e Gestão Industrial daquela Universidade, ao longo de mais de 5 anos. Essa cooperação traduziu-se na participação em diversos projectos, na orientação de estágios de doutoramento e pós-doutoramento, na organização de conferências internacionais e workshops, na co-autoria de artigos científicos e de um livro, e no intercâmbio de estudantes e docentes no âmbito dos programas Sócrates-Erasmus e Nicolae Titulescu.
A Universitatea Tehnicã “Gh. Asachi” remonta a 1813, sendo a universidade romena mais antiga no ensino e na investigação em Engenharia. Actualmente, é uma das mais importantes entre as 56 universidades públicas daquele país.
António Manuel Gonçalves Coelho é Licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Luanda e Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Nova de Lisboa, onde obteve igualmente o título de Agregado. É “Profesor Onorific” da Universidade “Dunarea de Jos” de Galati, na Roménia, e membro da Ordem dos Engenheiros e da International Society for Productivity Enhancement (ISPE).
A cerimónia solene de outorga do título realizou-se no dia 29 de Maio na Aula Magna da Universidade Técnica “Gh. Asachi”, em Iasi.