Bolsas de Integração na Investigação-BII

09-09-2008

O CENIMAT aceita candidaturas para Bolsas de Integração na Investigação (BII) dirigidas a alunos do 1º Ciclo da Engenharia de Materiais, Física, Biomédica, Restauro, Civil, Electrónica, Bio-/Química, e áreas afim para integração em projectos do CENIMAT nomeadamente nos projectos em curso das seguintes áreas de investigação:

1. Preparação metalográfica e caracterização microestrutural de materiais metálicos.
  2. Reciclagem de resíduos sólidos minerais - utilização no desenvolvimento de novos materiais cerâmicos.
  3. Compósitos com gradiente funcional de propriedades
  4. Compósitos inteligentes
  5. Reciclagem mecânica e piro- bio- hidro- electro-metalúrgica.
  6. Estudo da acumulação de carga eléctrica em sistemas micro-electro-mecânicos (MEMS)
  7. Desenvolvimento e estudo de um novo material reciclado (compósito cortiça/TetraPak®/parafina) e possíveis aplicações
  8. Desenvolvimento e teste de um sistema de medida para determinação do perfil da carga
  9. Produção e caracterização de células solares.
  10. Sensores de ADN
  11. Óxidos e TFTs transparentes tipo p
  12. Desenvolvimento de um chip com canais de micro-fluidica para testes bioadesão de células
  13. Reologia de sistemas poliméricos e mesomorfos
  14. Produção e caracterização de fibras poliméricas obtidas a partir de polissacarídeos
  15. Estudo e caracterização de Sensores Electro-ópticos obtidos a partir de Sistemas Líquidos Cristalinos

Os interessados devem enviar CV para sec-cenimat@fct.un.pt com cc a devendo referir como assunto: candidatura a bolsa BII. Os candidatos devem formalizar a sua candidatura através de carta de motivação indicando por ordem decrescente de preferência o projecto que gostariam de integrar.
A selecção será feita com base no mérito do candidato e no desempenho escolar. A candidatura decorrerá entre 15 de Setembro e 15 de Outubro de 2008. Os resultados da selecção serão divulgação a 20 de Outubro de 2008. A bolsa terá início a 1 de Novembro com duração de um Ano. O montante da bolsa é de 140€ mensais com um plano de trabalho e horário a definir pelo Orientador (compatível com a carga lectiva do aluno).
Regulamento das bolsas BII em http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/concursos/BII2008.

Mais informações aqui.