FCT vence prémios Solvay e Hovione

18-11-2008

Os prémios Solvay & Hovione Ideas Challenge (SHIC’08) premiaram dois grupos de investigadores da FCT, ambos desenvolvidos no Laboratório Associado REQUIMTE.
O prémio Solvey, atribuído na área da Engenharia Química e Ambiente, distinguiu o projecto “Produção de um novo Biopolímero Biodegradável com Aproveitamento do Glicerol.”
Trata-se de um processo inovador para a produção de um novo biopolímero, um exopolissacárido (EPS) à base de galactose, por via microbiana, utilizando como matéria-prima o glicerol, sub-produto da produção de biodisel, actualmente sem valor comercial. O polímero é completamente biodegradável e as suas propriedades físico-químicas perspectivam uma vasta possibilidade de aplicações industriais.
Além de Maria Ascensão Reis que coordenou o projecto, do grupo fazem parte Rui Oliveira, Filomena Freitas e Vítor Alves, todos investigadores do REQUIMTE/FCT-UNL.
O Prémio Hovione, que distingue uma ideia inovadora na área do Desenvolvimento Farmacêutico, premiou um projecto intitulado “Produção de partículas porosas inteligentes para a libertação controlada de fármacos utilizando solventes amigos do ambiente”, desenvolvido pelos investigadores da FCT Ana Aguiar Ricardo (coordenadora), Márcio Temtem, Teresa Casimiro, Eunice Costa e Telma Barroso.
A libertação controlada de fármacos no pulmão, embora seja aliciante dada a elevada área de absorção, é um processo complicado porque as partículas pequenas tendem a ser eliminadas e as grandes não conseguem ser colocadas eficientemente na zona onde existe maior absorção. A ideia chave consiste em produzir partículas grandes (5<d<20 microns) de baixa intensidade, o que pode ser conseguido através de partículas porosas. Assim, neste projecto, propõe-se a produção de partículas porosas, utilizando solventes amigos do ambiente (fluidos supercríticos) que serão depois impregnadas com moléculas modelo. Estas partículas serão feitas à base de polímeros inteligentes, sensíveis a estímulos exteriores (pH, temperatura). A libertação das moléculas modelo deverá ser controlada pela aplicação de estímulos exteriores. Por exemplo, num tecido pulmonar com cancro (pH mais elevado) a libertação deverá ser mais acentuada.
O Solvay & Hovione Ideas Challenge é um concurso de ideias direccionado ao meio académico e centros de investigação públicos e visa distinguir ideias inovadoras nas áreas de Engenharia Química, Química, Materiais, Ambiente, Química Fina e Desenvolvimento Farmacêutico.
Os prémios, no valor de € 10.000 cada, foram entregues ontem, dia 17 de Novembro, numa cerimónia que decorreu no Museu do Oriente.