ExpoFCT 2009

20-04-2009

Nem o céu cinzento, e mesmo a chuva miudinha, conseguiram estragar a festa! Pelo terceiro ano consecutivo, a FCT esteve de portas abertas durante um dia inteiro para mais uma mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação. E a receptividade não podia ter sido melhor, já que nos visitaram cerca de 8 mil alunos do 9.º, 10.º, 11.º e 12.º Anos do ensino secundário.
Para estes alunos, a ExpoFCT foi uma oportunidade de ficarem a conhecer as actividades de ensino e investigação realizadas nesta Faculdade, assim como experimentar, ainda que apenas por um dia, o que é viver num campus universitário.
Para esta mostra, que envolveu todos os sectores departamentais da FCT, foram preparadas mais de uma centena de experiências ao vivo e demonstrações em laboratórios. Actividades em que os alunos puderam participar/observar, tais como programar robôs, lançar satélites virtuais, ver o efeito dos ventos, tempestades e terramotos, medir a radioactividade, soldar e fabricar uma peça mecânica, produzir biodiesel, analisar o DNA e identificar micróbios.
A esta iniciativa quiseram associar-se diversas empresas que marcaram presença na ExpoFCT e apresentaram algumas das últimas novidades tecnológicas.
A vida académica na sua vertente mais lúdica, com a actuação das Tunas e de grupos de Dança e de Teatro, também não foi esquecida. E para alunos de espírito mais aventureiro houve também desportos mais radicais, tais como slide, escalada e tiro ao arco.
Promover o conhecimento científico e tecnológico e dar a conhecer o ensino e a oferta educativa desta Faculdade, são os principais objectivos da ExpoFCT.

Página da EXPO